LOC.: Mais de 7 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas na população acima de 12 anos com comorbidades. Até o momento, a vacina está sendo aplicada na população que possui maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos e imunossuprimidos.
O público prioritário para a vacinação com a dose bivalente até o momento são pessoas com comorbidades com idade acima de 12 anos, idosos com mais de 60 anos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, trabalhadores da área da saúde, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas.
O infectologista Werciley Júnior explica a importância da vacina bivalente.
TEC./SONORA: Werciley Júnior, infectologista
“A bivalente é uma vacina que contém tanto a cepa inicial do covid como a Omicron que é a cepa que nesse momento é a prevalente. Com isso, aumenta a proteção e a capacidade de geração de anticorpos mais identificados com a cepa circulante.”
LOC.: Entre a lista de comorbidades elegíveis para a vacinação estão arritmias cardíacas, diabetes, obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras síndromes genéticas, hipertensão e Insuficiência cardíaca.
Reportagem, Sophia Stein