LOC.: Brasil aplicou a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 em cerca de 39 milhões de pessoas até esta terça-feira (18). Dessas, 19,3 milhões já receberam a segunda dose concluindo a etapa de imunização. Ao todo, mais de 58 milhões doses foram administradas no país. Os dados compilam os números divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde.
O número de vacinados com uma dose equivale a pelo menos 18,% da população, segundo a projeção para 2021 de habitantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os que receberam as duas doses são 9%.
O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, avalia que mesmo com as dificuldades logísticas a vacinação no Brasil está caminhando bem.
“A vacina chega no município e imediatamente é aplicada, os gestores estão fazendo um grande esforço, vacinando a partir do momento que recebem a vacina no seu território, usando sábado, domingo, feriado, para que possamos imunizar o maior número de pessoas possíveis.”
LOC.: As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac, Oxford-AstraZeneca e a da Pfizer. A falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a produção deve gerar um certo atraso no cronograma de vacinação no país nas próximas semanas.
Em relação ao ritmo da vacinação, o epidemiologista da UnB, Mauro Sanchez, considera que ainda está um pouco aquém do esperado.
“Com o aumento da capacidade nacional de envase e produção, esperamos uma aceleração do ritmo de vacinação, um aumento mais rápido da cobertura na população como um todo, o que vai levar a solução do problema e minimização dos danos do vírus.”
LOC.: No ranking de vacinação por estados, São Paulo lidera a lista com 14,7 milhões de doses aplicadas. O estado deu o pontapé inicial da imunização no país logo após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa, no dia 17 de janeiro.
Em contrapartida, Roraima é o estado brasileiro com o ritmo de vacinação mais lento e também é o que menos recebeu imunizantes. Isso porque a distribuição das vacinas aos estados aconteceu de forma proporcional a quantidade de habitantes.
Reportagem, Rafaela Gonçalves
LOC.: O Brasil aplicou a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 em cerca de 39 milhões de pessoas até esta terça-feira (18). Dessas, 19,3 milhões já receberam a segunda dose concluindo a etapa de imunização. Ao todo, 58 milhões doses foram administradas no país. Os dados compilam os números divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde.
O número de vacinados com uma dose equivale a pelo menos 18,2% da população, segundo a projeção para 2021 de habitantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os que receberam as duas doses são 9%.
No ranking de vacinação por estados, São Paulo lidera a lista com 14,7 milhões de doses aplicadas. O estado deu o pontapé inicial da imunização no país logo após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa, no dia 17 de janeiro.
Em contrapartida, Roraima é o estado brasileiro com o ritmo de vacinação mais lento. Localizado no norte do país, o estado tem cerca de 631 mil habitantes e até o momento só foram aplicadas cerca de 120 mil doses do imunizante. O estado também é o que menos recebeu vacinas, isso porque a distribuição de vacinas aos estados aconteceu de forma proporcional a quantidade de habitantes.
Reportagem, Rafaela Gonçalves