Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Comprovação de informações do FIES vai até esta quinta-feira (7)

O resultado da lista de espera será divulgado no dia 12 de dezembro


Os pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (FiES) devem comprovar a documentação nas instituições em que foram aprovados. O prazo vai até esta quinta-feira (7). Os selecionados nesta etapa poderão contratar o financiamento com abrangência a partir de julho de 2023, mesmo que já tenha sido realizado o pagamento do semestre. 

Já o resultado da lista de espera deve ser divulgado no próximo dia 12. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são mais de 60 mil vagas remanescentes para estudantes já matriculados. 

As vagas remanescentes são aquelas que sobram dos processos seletivos regulares do programa. Para concorrer é necessário se encaixar nos critérios exigidos, como ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.  

Os inscritos são selecionados de acordo com a classificação das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo consideradas as edições a partir de 2010. 

A publicitária Amanda Neri, que só conseguiu ingressar na universidade graças ao Fies, acredita que o programa é uma excelente oportunidade para os jovens. 

“Se não fosse o FiES eu não teria estudado em uma das melhores faculdades da cidade, eu não teria cursado estágio, eu não teria me formado, muito menos estaria trabalhando hoje na área que eu sempre sonhei. Foi uma virada de chave para a minha vida”, conta. 

Renovação

Os estudantes que já utilizam o FIES, com contratos firmados até o final de 2017, têm até o dia 31 de dezembro de 2023 para realizar o aditamento. O advogado Lucas Macedo explica para que serve o procedimento.

“Para você conseguir o FIES tem que cumprir alguns requisitos e é nesse momento de aditamento, de renovação, que é realizado ao final de todo semestre, que o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, juntamente com o Ministério da Educação, vai saber se essa pessoa ainda preenche os requisitos necessários para ter o FiES”, explica.   

O aditamento do contrato deve ser realizado dentro do prazo, na própria instituição de ensino. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os pré-selecionados no FiES já podem comprovar a documentação nas instituições. O prazo vai até esta quinta-feira (7). 

Os selecionados nesta etapa poderão contratar o financiamento com abrangência a partir de julho de 2023, mesmo que já tenha sido realizado o pagamento do semestre. 

Já o resultado da lista de espera deve ser divulgado no próximo dia 12 no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. De acordo com o Ministério da Educação, o MEC, são mais de 60 mil vagas remanescentes para estudantes já matriculados. 

A publicitária baiana Amanda Neri, que só conseguiu ingressar na universidade graças ao Fies, acredita que o programa é uma excelente oportunidade para os jovens. 

TEC./SONORA: Amanda Neri - publicitária 

“Se não fosse o Fies eu não teria estudado em uma das melhores faculdades da cidade, eu não teria cursado estágio, eu não teria me formado, muito menos estaria trabalhando hoje na área que eu sempre sonhei. Foi uma virada de chave para a minha vida”


LOC.: Outro prazo importante é o período de aditamento. Os estudantes que já utilizam o FiES,  com contratos firmados até o final de 2017, têm até o dia 31 de dezembro de 2023 para realizar esse procedimento. O advogado Lucas Macedo explica para que serve o aditamento.

TEC./SONORA: Lucas Macedo - advogado

“Para você conseguir o Fies tem que cumprir alguns requisitos e é nesse momento de aditamento, de renovação, que é realizado ao final de todo semestre, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, juntamente com o Ministério da Educação, vai saber se essa pessoa ainda preenche os requisitos necessários para ter o Fies”.


LOC: O aditamento do contrato deve ser realizado dentro do prazo, na própria instituição de ensino. 

Reportagem, Yumi Kuwano