Desenvolvimento Regional - Banco da Amazônia·12 de agosto de 2025

Brasil e China ampliam parceria para desenvolvimento regional sustentável

Viagem oficial prevê encontros com governos, universidades e empresas chinesas para impulsionar comércio e inovação; Banco da Amazônia integra missão como convidado

Por Bianca Mingote
Ouvir · 00:02:02

Foto: Arquivo / BASA

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Banco da Amazônia integra, como convidado, a missão brasileira à China liderada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes. O encontro com autoridades chinesas busca estreitar a parceria bilateral voltada ao desenvolvimento regional, à inovação e à sustentabilidade — áreas estratégicas para a instituição financeira.
Um dos principais objetivos da missão é articular uma agenda estratégica entre o MIDR e a Presidente do New Development Bank (NDB), a fim de concretizar a cooperação financeira entre o banco e o Ministério com vistas a fortalecer a implementação de projetos estratégicos atualmente previstos no Novo Programa de Aceleração de Crescimento - Novo PAC, por meio dos Fundos de Desenvolvimento.

Segundo o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, acolher o convite para participar da missão é uma oportunidade para apresentação da instituição financeira ao mercado internacional.

 "Mostrando-se forte economicamente, com expertise em Amazônia, e voltada para investimentos que busquem o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região, e, ainda, se apresenta como excelente ocasião para convidar a comunidade internacional para estar no Brasil, para continuidade da importante discussão na primeira COP realizada na Amazônia", pontua.

Metas

A missão tem algumas metas. Confira quais são:

  • A cooperação em desenvolvimento regional por meio da assinatura de Memorando de Entendimento com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) e apresentação das estratégias chinesas para o desenvolvimento das regiões menos favorecidas;
  • Ampliar as relações comerciais e institucionais entre as províncias de Jiangsu e Guangdong com a região amazônica, com destaque para a nova rota marítima entre os portos de Guangdong e Santana (Amapá), incluindo reuniões com autoridades locais, representantes da Universidade de Hohai, visita ao porto e encontro com empresários;
  • Implementar ações previstas no Memorando de Entendimento firmado com o Ministério de Gestão de Emergências da China (MEM), por meio de visitas técnicas voltadas à prevenção de desastres, com uso de inteligência artificial, e visita ao Centro Nacional de Redução de Desastres da China (NDRCC);
  • Formalização do financiamento do Novo Banco para o Desenvolvimento do BRICS, com a entrega da lista de projetos a serem financiados e o acordo para lançamento de uma linha de empréstimo durante a COP 30.

 De acordo com a proposta de agenda do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a missão oficial se estende até 16 de agosto.  

Acordo entre Brasil e China

A missão teve início na última segunda-feira (11), com a assinatura de acordo para impulsionar o desenvolvimento regional sustentável. Na ocasião, o ministro Waldez Góes assinou um Memorando de Entendimento, que estabelece novas bases para o intercâmbio de experiências e a cooperação em políticas de desenvolvimento regional entre os dois países.

Segundo o MDIR, o documento prevê novos eixos de cooperação econômica, logística e tecnológica, com enfoque no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das cadeias produtivas brasileiras.

“Para tratar da nossa cooperação sobre desenvolvimento regional, também infraestrutura resiliente em relação a desastres, captação de recursos para os fundos de desenvolvimento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Então, será uma semana de muito trabalho”, frisou o ministro em vídeo publicado em uma rede social.

Confira o cronograma completo da missão:

  • 11 e 12/08 - Pequim: reuniões com autoridades do governo chinês e com o embaixador do Brasil na China. Visita técnica ao Centro Nacional de Redução de Desastres;
  • 13/08 - Nanjing (Província de Jiangsu): encontros com autoridades locais e representantes de empresas chinesas com interesse em parcerias estratégicas; 
  • 14/08 - Xangai: reuniões com representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS), do governo de Xangai e de empresas da região;
  • 15/08 - Guangzhou e Zhuhai (Província de Guangdong): visita oficial para tratar da estratégia de desenvolvimento regional da Grande Baía e da cooperação com a Região Amazônica;
  • 16/08 - Shenzhen: encerramento da missão, com visita à cidade referência em inovação e desenvolvimento regional, dentro da estratégia da Grande Baía.
Áudio
0:00 / 0:00
SOBRE

Bianca Mingote

Bianca Mingote é jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência em cobertura do Congresso Nacional, saúde, economia e política. Atuou como repórter na Secom (UnB), no Correio Braziliense (CB) e na Rádio Senado. Também foi trainee do CB no Curso Jornalismo na Prática, com foco na cobertura de saúde do Brasil. É repórter do Brasil 61 desde 2024.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Banco da Amazônia

Ver editoria completa
Banco da Amazônia15 de outubro de 2026

Biblioteca do Centro Cultural Banco da Amazônia abre ao público a partir de 20 de outubro

Espaço em Belém (PA) reúne 12,5 mil obras, incluindo livros sobre a Amazônia, literatura e exemplares raros; atendimento será de terça a sexta-feira, das 10h às 16h

Banco da Amazônia09 de outubro de 2026

Banco da Amazônia reforça ações de solidariedade durante o Círio de Nazaré 2026

19ª edição do Jantar de Adesão do Círio de Nazaré arrecadou recursos para obras sociais da Arquidiocese de Belém (PA); colaboradores também mobilizaram doações para a Casa de Plácido

Banco da Amazônia02 de outubro de 2026

Produtores e pequenos empreendedores buscam crédito durante feiras agropecuárias no MA e PA

Banco da Amazônia apresentou linhas para agricultura familiar, custeio, investimentos, microcrédito e capital de giro

t-page