Foto: divulgação/ Mapa
Foto: divulgação/ Mapa

Semiárido: Região do Cariri será beneficiada com projeto de fortalecimento da cadeia de macaúba

Iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva da macaúba na agricultura familiar da região cearense por meio do desenvolvimento de tecnologias agrícolas; projeto tem previsão de duração de três anos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A região do Cariri, no Ceará, será contemplada com um projeto para fortalecer a cadeia da macaúba. A iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), e da Embrapa Agroenergia, que realizaram reunião virtual nessa semana (26) para debater as atividades a serem desenvolvidas. 

Segundo o governo, a iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva da macaúba na agricultura familiar da região cearense por meio do desenvolvimento de tecnologias agrícolas para o cultivo da planta e de processos para o aproveitamento do fruto e valorização de coprodutos. 

Também são objetivos do projeto o levantamento do potencial produtivo do extrativismo da macaúba e a transferência das tecnologias e conhecimentos gerados. 

Nesta primeira fase do projeto, serão implantadas dez unidades de demonstração do cultivo da macaúba em sistema de integração em propriedades de agricultores familiares no município cearense de Barbalha (CE). 

Será criado um grupo de trabalho com representantes dos órgãos e entidades parceiras com o objetivo de estabelecer, de forma conjunta, a metodologia mais adequada para escolha dos agricultores participantes.

O ministério explica que a parceria com os agricultores familiares selecionados será oficializada por instrumento contratual durante a vigência do projeto, que tem previsão de duração de três anos, por meio do qual serão firmadas as contrapartidas entre Mapa, Embrapa e agricultor. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.