LOC.: Levantamento do Sebrae mostra que as empresas dos microempreendedores individuais têm a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios: 29% fecham após 5 anos de atividade. Entre os principais fatores que contribuem para o fechamento estão a falta de planejamento e gestão de negócios. Segundo a pesquisa, 17% dos MEIs dizem não ter feito nenhum planejamento. Já as empresas que sobreviveram se mostraram mais ativas na gestão.
Por isso, o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Ênio Pinto, explica como é fundamental o MEI separar as contas pessoais das contas da empresa para ter sucesso nos negócios.
TEC./SONORA: Ênio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente, do Sebrae.
“Toda empresa hoje, quando é minimamente organizada e lhe fornece planilhas de custos estruturadas, permite tomar decisão gerencial de ampliar vendas, de diversificar vendas, de mudar de endereço, de focar em outros clientes, em função da performance da empresa. A partir do momento que você mistura os itens de custos da sua vida pessoal com os itens de custos da sua empresa, você não consegue nem fazer uma apuração real de lucro. Então, você não consegue ter nenhuma informação para poder ter processo decisório em cima desses números.”
LOC.: A microempreendedora individual Laísla de Araújo trabalha como fotógrafa em Brasília desde 2017. Durante a pandemia, ela teve o insight de abrir a própria empresa focada em levantar a autoestima do público femino.
Como a grande maioria dos MEIs, ela é responsável por toda a gestão do negócio, desde o marketing até o atendimento ao cliente. Ela conta como foi aprendendo a separar as contas pessoais das contas da empresa.
TEC./SONORA: Laísla de Araújo, fotógrafa
“No começo, eu não fazia essa separação do que era dinheiro meu e do que era dinheiro da empresa. Era tudo misturado, tinha só uma conta. Mas desde 2022, eu abri uma conta PJ. Eu achei que ia ser algo super burocrático, mas foi mais simples do que eu imaginei. Então, hoje eu defini um valor para ser o meu salário, que é o valor que eu tiro da conta da empresa para passar para mim, e o restante fica tudo na conta da empresa para poder reinvestir na empresa.”
LOC.: Além da separação das contas bancárias, a professora de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Karen Mascarenhas, também destaca a importância de separar a contabilidade.
TEC./SONORA: Karen Mascarenhas, professora de MBA da FGV
“É importante fazer uma contabilidade separada da empresa, incluindo as receitas e as despesas, oferecendo uma visão clara do faturamento e do lucro a cada período. Fazer um planejamento de custos e investimentos também é fundamental, tanto para a empresa como para as atividades pessoais.”
LOC.: Para os microempreendedores individuais que querem melhorar a gestão de seus negócios, o Sebrae promove, nesta quarta-feira (22) em todo o país, o dia D da Semana do MEI. Na ocasião, os funcionários do sistema vão às ruas para atender o MEI diretamente para tirar dúvidas e oferecer capacitação.
No Distrito Federal, a ação vai acontecer no Espaço do Empreendedor, na praça situada ao lado da Feira Central de Ceilândia. O evento vai contar com a presença do presidente do Sebrae, Décio Lima; ministro do Empreendedorismo, Márcio França; e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
A programação completa e outros detalhes estão disponíveis na página sebrae.com.br/semanadomei.
Reportagem, Paloma Custódio