Carolina Gonçalves/Agência Brasil
Carolina Gonçalves/Agência Brasil

São Simão (GO) abre consulta pública para concessão de três serviços de saneamento básico

Serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água e manejo de resíduos sólidos podem ser consultados até 14 de julho

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A cidade de São Simão, em Goiás, promove, até 14 de julho, consulta pública sobre a concessão dos serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água e manejo de resíduos sólidos. 

No total, são estimados investimentos de 245 milhões de reais, incluindo operação e manutenção, para um contrato de 35 anos. Com a iniciativa, espera-se atingir 100% de cobertura de água e esgoto na área urbana em até dois anos após a concessão.

Este é o primeiro projeto brasileiro que integra as três áreas de saneamento básico em uma única concessão, que pode ser replicada em várias partes do País. É o que ressalta Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.

“Se realmente houver viabilidade e chegarmos a um denominador comum vamos replicar para o Brasil inteiro.. Com essa modelagem, com água, esgoto e resíduos sólidos, nós avançamos muito mais rápido no cumprimento das metas de universalização."

Entre as ações previstas após a concessão estão a ampliação, operação e manutenção do sistema de captação de água, construção de uma Estação de Tratamento de Água e adequação da Estação de Tratamento de Esgoto.

Para o prefeito de São Simão, Assis Peixoto, o projeto trará grandes avanços para a cidade.

"São Simão busca a solução para um problema que se arrasta a muitos anos em virtude da falta de água. Enfim, precisamos otimizar muita coisa que demandam muito recurso financeiro."

O Governo Federal deseja garantir que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso a abastecimento de água e 90%, a coleta e tratamento de esgoto. 

Para mais informações sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional no setor de saneamento, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.