LOC: Além das datas tradicionais, como Black Friday e Natal, este fim de ano tem mais um evento especial: a Copa do Mundo. De acordo com o Sebrae, é o momento ideal para os pequenos negócios, e a oportunidade não pode ser desperdiçada.
O empresário Thiago Gomes é um dos que estão se preparando para os jogos da Copa. Ele tem uma lanchonete há um ano e meio no bairro de Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo, e conta que o cardápio especial já vai estar nas mesas na próxima semana.
“Nós vamos ter lanches no pão de queijo que vão homenagear os países da Copa. A nossa expectativa é muito boa, muito grande. A gente está prevendo um aumento do faturamento tanto do mês como nos dias de jogos.”
LOC: O coordenador do curso de Administração da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG - Faculdade do Grupo Etapa), professor José Guilherme Campos, explica que essas datas coincidem com o pagamento de parte do 13º salário. Portanto, a renda mais alta pode levar as famílias a consumir mais.
“É uma ótima oportunidade para essas empresas aumentarem as vendas. Eu sugiro que essas empresas trabalhem com outros elementos para aumentar a competitividade, porém evitando reduzir excessivamente os preços, por exemplo, realização de entrega imediata, serviço diferenciado ou descontos para uma maior quantidade comprada, o pague 2 leve 3.”
LOC: De acordo com o Sebrae, entre os setores que mais despontam nessas datas comemorativas estão o de vestuário, alimentação e bebidas e eletroeletrônicos. Parcerias com empreendimentos de outros setores também são recomendadas.
Reportagem, Ana Luísa Santos