Foto: aleksandarlittlewolf/Freepik
Foto: aleksandarlittlewolf/Freepik

RS: Soja é responsável por 43% do VBP estadual de R$ 116 bilhões

Estado possui 35 cadeias produtivas. E a soja é o maior destaque

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A soja é responsável por 43% do  valor bruto da produção agropecuária (VBP) do Rio Grande do Sul (RS), cerca de R$ 116 bilhões, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O estado tem uma das agropecuárias mais diversificadas do Brasil, com 35 cadeias produtivas; aponta Paulo Lipp, engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul.

“Começando pelos grãos, a soja é o carro-chefe. Mas nós do Rio Grande do Sul produzimos dois terços do arroz consumido no Brasil. Temos o milho, que é fundamental também para as cadeias de aves, suínos e bovinos. E no caso, as aves ocupam também o terceiro lugar no valor bruto de produção dentro dessas cadeias produtivas”, informa Lipp.

De acordo com o engenheiro, os resultados positivos da agropecuária no Rio Grande do Sul se devem às décadas de pesquisas e programas de desenvolvimento. Por isso, as perspectivas de crescimento são boas.

Desafios

Apesar do resultado positivo, o Rio Grande do Sul ainda possui desafios a serem superados. Para Luiz Fernando, consultor do Safras & Mercado, a produção de soja no estado poderia ter sido ainda maior. “A gente teve uma quebra de novo pelo La Niña, mas teve alguma recuperação. As perdas não foram tão grandes esse ano. A soja é a principal cultura do Rio Grande do Sul, que é o terceiro maior estado produtor hoje do Brasil, então é fundamental que a soja recupere a produção”, explica.

De acordo com o consultor, o clima é o principal desafio para as safras no estado. Os problemas climáticos atrapalham a produção gaúcha, que poderia ter sido em torno de  22 milhões de toneladas, mas foi de 14 milhões.

Expectativas

Luiz Fernando aponta que a expectativa inicial é favorável, com uma recuperação na produção da soja. “Talvez aumentar um pouquinho. E se o clima ajudar, nós vamos colher uma safra superior a 20 milhões de toneladas, o que vai aumentar o nosso percentual da soja no VBP do Rio Grande do Sul.”

Censo 2022: Rio Grande do Sul tem crescimento populacional de mais de 186 mil em relação ao último censo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.