Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Resultado do Sisu 2023 será divulgado na terça-feira (28)

As matrículas para os aprovados começam no dia 2 de março e terminam no dia 8, do mesmo mês


O resultado das inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023 será divulgado nesta terça-feira (28). Para os inscritos que foram aprovados, as matrículas começam no próximo dia 2 de março. Os candidatos que não foram selecionados poderão se inscrever na lista de espera entre 28 de fevereiro e 8 de março, de acordo com o edital que trata do atual processo seletivo.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O professor de biologia Gustavo Dias explica o que é o Sisu e quem pode participar do processo seletivo.  

“São processos seletivos para selecionar alunos, sejam da rede pública ou particular, sejam adultos que já terminaram a escola, para entrar nas universidades federais. O Sisu é um processo seletivo que tem como pré-requisito a prova do Enem. Você utiliza a nota e se inscreve no Sisu para entrar em uma universidade federal”, destaca o professor. 

Nesta primeira edição de 2023, o programa ofertou mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 delas universidades federais. Além disso, o sistema disponibiliza outras vagas remanescentes em 6.402 cursos de graduação para quem realizou a edição de 2022 do Enem e obteve nota acima de zero na prova de redação.

Morador do Recanto das Emas, no Distrito Federal, Douglas Tavares, de 18 anos, terminou o ensino médio em 2022 e participou do Enem pela primeira vez na edição de 2023. Ele se inscreveu no curso de Engenharia Mecânica. Tavares conta que, apesar de estar confiante para o resultado do Sisu, ainda sofre com a pressão. 

“Terminei o ensino médio em 2022, fiz o Enem pela primeira vez e estou bastante ansioso para fazer o meu curso. A pressão é um pouco grande para entrar na faculdade, mas acho que vai dar tudo certo”, afirma o candidato. 

A primeira edição do Sisu 2023 foi encerrada com 1.073.024 inscritos por CPF, superando a edição de 2022. 

Acompanhe o cronograma: 

  • Resultado: 28 de fevereiro
  • Inscrição na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março
  • Matrículas: 2 a 8 de março
  • Convocação da lista de espera: a partir de 13 de março
     

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O resultado das inscrições do Sisu será divulgado na terça-feira (28), pela página do participante. Para os inscritos aprovados, as matrículas começam dia 2 de março. Já os candidatos não selecionados poderão se inscrever na lista de espera entre 28 de fevereiro e 8 de março.

Douglas Tavares, de 18 anos, é um dos candidatos que aguarda, ansioso, o resultado. Apesar de confiante, ele relata sofrer com a pressão.
 

TEC/SONORA: Douglas Tavares, candidato ao Sisu

“Terminei o ensino médio em 2022, fiz o Enem pela primeira vez e estou bastante ansioso para fazer o meu curso. A pressão é um pouco grande para entrar na faculdade, mas acho que vai dar tudo certo.”


LOC.: O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. É o que explica o professor de Biologia, Gustavo Dias. 

TEC/SONORA.: Gustavo Dias, professor de biologia 

“São processos seletivos para selecionar alunos, sejam da rede pública ou particular, sejam adultos que já terminaram a escola, para entrar nas universidades federais. O Sisu é um processo seletivo que tem como pré-requisito a prova do Enem, você utiliza a nota e se inscreve no Sisu para entrar em uma universidade federal.”
 


LOC.: O número de inscrições para o Sisu de 2023 chegou a 1.073.024 por CPF, superando a quantidade de 2022

Reportagem, Daniela Gomes