Serviços no município de Rio do Sul, entre o km 134 e o km 137 da BR-470/SC. Foto: Divulgação/DNIT
Serviços no município de Rio do Sul, entre o km 134 e o km 137 da BR-470/SC. Foto: Divulgação/DNIT

Regiões Norte e Sul ainda passam por obras de manutenção nas rodovias

No outono predomina tempo chuvoso nos extremos norte e sul do país. E clima seco na área central, alerta Inmet

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O início deste ano foi marcado por fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades e estradas brasileiras e, com isso, as obras pelas estradas brasileiras não param. No Pará, a BR- 210 fica interditada no km 160, na ponte sobre o rio Mungubá, desde esta quarta-feira (10). Estão acontecendo obras para substituição de peças na estrutura e, nos próximos dias, o tráfego será liberado pontualmente. Em Santa Catarina, a BR-282 ainda passa por obras, devido à queda de barreira.

Glaucon Rodrigues mora no município catarinense de Águas Mornas e sempre passa pela BR-282 a caminho do trabalho, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC). Ele conta que o engarrafamento é longo, E que chega a gastar pelo menos 30 minutos a mais no percurso.

“Na BR-282, já na região de Águas Mornas, tem um sistema Siga e Pare. Estão sendo construindo dois muros de contenção e o motorista encontra bastante dificuldade para acessar esse trajeto, porque as filas são enormes. Chega a dar 4 [km], 5 km de fila. Então, geralmente já pega no trevo de Águas Mornas, que fica no km 31, e aí vai até no [km] 35 onde está acontecendo essas obra. De Águas Mornas a Santo Amaro, perco lá em torno de meia hora nesse trajeto que levaria 12 minutos”.

Ainda em Santa Catarina, outra rodovia que passa por manutenção é a BR-470, entre os kms 134 e 137, no município de Rio do Sul. As equipes estão realizando serviços de nivelamento do asfalto e, durante as obras, o tráfego opera em sistema Siga e Pare. Além da atenção ao volante, o motorista deve ficar atento ao clima na estrada. Estamos no outono, nesta estação predomina tempo seco no centro do país e chuva nas regiões Norte e Sul, como explica o meteorologista do Inmet, Cleber Sousa. “Começa ou já está em atuação a massa de ar continental, mantendo ali tempestades e chuvas. Essa é tendência agora. Chover no extremo norte, extremo sul e ficar seco no centro do Brasil. Normal do outono e inverno. Vai entrar para o período mais seco do ano e frio”.

Então, vale o alerta aos motoristas: respeite a sinalização da via, diminua a velocidade principalmente nos trechos com curvas e no caso de tempo chuvoso, mantenha os faróis ligados e evite o uso do celular ao volante.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.