Data de publicação: 25 de Maio de 2022, 04:13h
LOC.: Já está disponível para consulta o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda do IR em 2022. Cerca de seis bilhões e trezentos milhões de reais serão restituídos a mais de três milhões e trezentos mil contribuintes. O valor será depositado até o dia 31 deste mês. Também será contemplada reconstituições de anos anteriores, ou seja, para o grupo que ainda possuía pendências, mas que já quitou os débitos com o leão.
Pablo Spyer é economista e explica a importância da restituição ser disponibilizada neste período.
TEC./SONORA: Pablo Spyer - economista
“Esse dinheiro extra com certeza irá ajudar o contribuinte que possui contas atrasadas. Esse dinheiro é um grande incentivo para a economia de uma forma geral, muitos vão usar o dinheiro para consumir e puxar as vendas do varejo principalmente”
LOC: Maria do Rosário é pensionista e foi contemplada neste primeiro lote. Ela conta que já possui planos para o dinheiro que vai receber.
TEC./SONORA: Maria do Rosário - pensionista
“Fico satisfeita em receber o primeiro lote. Acho que o valor poderia ser melhor pelo tanto que contribuímos, mas receber o dinheiro já é uma ajuda. irei usar o dinheiro para pagar algumas contas e arrumar algumas coisas na minha casa.”
LOC: Confira se a restituição já está disponível por meio da página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em "Consultar a Restituição”. A página orienta e presta serviço, pois disponibiliza uma consulta simplificada ou até mesmo uma consulta completa da declaração. O procedimento é realizado por meio do extrato de processamento e acessando o e-CAC.
O pagamento será realizado por meio da conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso a sua conta tenha sido desativada ou o crédito não for realizado por algum motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Reportagem, Vinícius Lopes