
Voltar
LOC.: A adoção de programas de autocontrole por produtores e empresas sobre seus produtos e alimentos poderia aumentar a segurança e qualidade do que chega aos consumidores brasileiros. Segundo uma proposta que está no Senado, as empresas de todos os setores produtivos devem registrar dados sobre a produção em sistemas, com regras definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A ideia é modernizar e melhorar o atual sistema de defesa agropecuária, que é o que garante que essas mercadorias cheguem em boas condições nas prateleiras dos supermercados. É o que explica o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG).
TEC./SONORA: deputado federal Domingos Sávio (PL-MG)
“O autocontrole mantém todas as prerrogativas dos fiscais da defesa sanitária. O projeto acrescenta ao processo da defesa sanitária a responsabilidade de a empresa fazer um autocontrole para que ela também tenha na rotina da produção todo um cuidado que ela própria tem que exercer para o produto sair de excelente qualidade lá na ponta”.
LOC.: Hoje, apenas alguns setores, como é o caso dos frigoríficos e dos laticínios, adotam práticas de autocontrole da produção. Um dos objetivos do projeto de lei é estender isso aos demais setores da agroindústria.
O secretário de defesa agropecuária do ministério, José Guilherme, defende o impacto positivo do autocontrole na qualidade e segurança sanitária dos produtos e alimentos.
TEC./SONORA: José Guilherme, secretário de defesa agropecuária do Mapa
“Nós vamos ter, na verdade, mais responsabilidade da empresa, uma auditoria mais eficiente do ministério. Isso vai ter reflexos positivos para toda a população, pra cadeia, pra qualidade. A gente tem bastante convicção nesta questão. Vão ter sim mais rigor e um melhor controle”.
LOC.: Um dos objetivos do projeto de lei é que o Mapa receba com mais rapidez dados sobre a produção das empresas e consiga direcionar a fiscalização com base nas informações que apontam maior risco. Isso ampliaria a segurança sanitária dos alimentos e produtos de origem animal e vegetal.
Reportagem, Felipe Moura.