A previsão do tempo para a Região Sudeste do país, neste sábado (27), indica céu claro com presença de nuvens em todos os estados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial e grande perigo de onda de calor que afeta todos os territórios sudestinos.
Além disso, o órgão evidencia a ocorrência de perigo potencial de tempestades em regiões de Minas Gerais (MG), como Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Campo das Vertentes e Metropolitana de Belo Horizonte, e em regiões de São Paulo (SP), como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista e Vale do Paraíba Paulista.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 21°C em Belo Horizonte e São Paulo. Já a máxima pode chegar até 38°C no Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 95%.
O que é onda de calor?
Período de cinco ou mais dias consecutivos em que a temperatura máxima diária supera, em pelo menos 5°C, a média climatológica da temperatura máxima para aquele mês e local.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).