Data de publicação: 05 de Junho de 2023, 04:15h
LOC.: Reduzir as emissões de carbono na atmosfera é uma das metas da indústria brasileira. O principal objetivo da descarbonização é alcançar uma economia global, com menos emissões a partir da diversificação da matriz energética por fontes mais limpas de energia.
Entre as estratégias cruciais para implementar a descarbonização, algumas são de longo prazo, como explica o professor de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brasília Flávio de Queiroz.
TEC./SONORA: Flávio de Queiroz, Professor de Engenharia Civil do CEUB
“De um modo geral, investimento em tecnologia na geração tanto de energia como de combustíveis sustentáveis e renováveis. Alguns exemplos: o uso de biocombustíveis e de etanol de segunda e terceira geração em todo o segmento que precise de motores. A energia fotovoltaica eólica na geração de energia e na distribuição e mais recentemente, o hidrogênio verde e até o hidrogênio azul são algumas das ações que estão em curso e andamento no segmento industrial nacional”.
LOC.: A descarbonização da economia é uma das missões do Plano de Retomada da Indústria, apresentado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, ao governo brasileiro.
Além dos benefícios ambientais, a descarbonização gera oportunidades de negócio para uma nova economia, como explica o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.
TEC./SONORA: Davi Bomtempo, Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI
“É uma nova forma de produzir, uma nova forma de consumir diferentes cadeias de valor, e com certeza vai abarcar as 3 esferas da sustentabilidade: primeiro, cuidar do meio ambiente a partir da redução de emissões e do consumo sustentável dos recursos naturais. Segundo, vai contemplar o social, gerando emprego e renda. E o econômico, porque vai gerar riqueza para o Brasil. O país tem um potencial de se colocar como grande player e ser bastante competitivo quando se fala de mercado Internacional”.
LOC.: O Plano de Retomada da Indústria possui quatro eixos de políticas industriais para a retomada do crescimento do país, são elas: descarbonização, transformação digital, saúde e segurança sanitária e defesa e segurança nacional.
Reportagem, Landara Lima