Desenvolvimento Regional - Bahia·18 de março de 2025

Pedro Alexandre (BA) obtém o reconhecimento federal de situação de emergência por causa da estiagem

Com a medida, município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil

Por Redação Brasil 61
Ouvir · 00:01:26

Imagem: MIDR/Divulgação

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (18), a situação de emergência na cidade baiana de Pedro Alexandre, afetada pela estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.

Portaria nº 721

Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Bahia tem 76 reconhecimentos vigentes, dos quais 56 por estiagem, 18 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Fonte: MIDR

SOBRE

Redação Brasil 61

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Bahia

Ver editoria completa
Previsão do tempo30 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Simões Filho/BA tem sexta de muitas nuvens e máxima de 31°C

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta sexta-feira (30) em Simões Filho/BA indica muitas nuvens, com chance de chuva isolada pela manhã e temperaturas entre 23°C e 31°C.

Previsão do tempo30 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Salvador/BA tem sexta-feira de muitas nuvens e máxima de 29°C

A previsão do Inmet para esta sexta-feira em Salvador/BA indica muitas nuvens, com chance de chuva isolada pela manhã e temperaturas entre 24°C e 29°C.

Previsão do tempo29 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Salvador/BA tem quinta-feira com chuva isolada e 27°C

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta-feira (29) em Salvador/BA indica muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, mínima de 23°C e máxima de 27°C.

t-page