Tempo - Região Sul·20 de julho de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: Frente fria mantém instabilidade no Rio Grande do Sul e céu encoberto em parte da Região Sul nesta terça-feira (21)

Rio Grande do Sul tem previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em áreas do interior. Santa Catarina registra chuva isolada, enquanto o Paraná permanece com predomínio de muitas nuvens

Por Viviane Bessa
Ouvir · 00:01:06
KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A previsão do tempo indica que a Região Sul terá predomínio de nebulosidade nesta terça-feira (21). A instabilidade atmosférica se concentra principalmente sobre o Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em algumas áreas. Em Santa Catarina, a chuva ocorre de forma isolada, enquanto o Paraná apresenta maior estabilidade, embora o céu permaneça com muitas nuvens, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre registra temperatura mínima de 13°C e máxima de 20°C, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas. As precipitações mais intensas devem atingir a Campanha, o Centro Ocidental, o Centro Oriental, o Sudoeste Rio-Grandense, a Fronteira Oeste e parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, onde também há possibilidade de queda de granizo. Nas regiões das Missões, Noroeste, Nordeste e Sudeste Rio-Grandense, a previsão é de pancadas de chuvaacompanhadas de trovoadas. Já no litoral e no extremo sul do estado, o céu permanece com muitas nuvens.

Em Santa Catarina, Florianópolis terá mínima de 19°C e máxima de 27°C, com muitas nuvens e chuva isolada. A condição de chuva isolada se estende pelo Oeste Catarinense, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. No Litoral Norte, predominam muitas nuvens ao longo do dia.

No Paraná, Curitiba registra mínima de 17°C e máxima de 25°C, com muitas nuvens. A mesma condição deve predominar nas regiões Norte Central, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste, Centro-Ocidental, Centro-Oriental, Sudeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, sem previsão de chuva significativa.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

SOBRE

Viviane Bessa

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Região Sul

Ver editoria completa
Região Sul22 de outubro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva, queda nas temperaturas e alertas de tempestade atingem a Região Sul nesta sexta-feira (23)

Curitiba registra chuva com trovoadas e máxima de apenas 16°C, enquanto Porto Alegre e Florianópolis têm chuviscos e tempo encoberto

Agronegócios22 de outubro de 2026

El Niño: no Sul, planejamento por microbacia hidrográfica ajuda a reduzir impactos do excesso de água

Projeções da Embrapa indicam precipitações volumosas e concentradas, alta frequência de dias nublados e temperaturas de inverno acima da média na região; há riscos de erosão, perda e encharcamento de solo e perdas de qualidade do produto colhido

Região Sul21 de outubro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: trovoadas atingem os três estados do Sul nesta quinta-feira (22)

Curitiba tem a menor temperatura do país; Porto Alegre também enfrenta risco de temporais

t-page