Política - Senado·22 de janeiro de 2021

Nova Mesa do Senado será eleita em fevereiro

Senadores vão escolher presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes para o biênio 2021-2022

Por Paloma Custódio
Ouvir · 00:01:13

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Nova Mesa do Senado será eleita em fevereiro. Além do presidente e do primeiro e segundo vice-presidentes, os senadores vão escolher quatro secretários e quatro suplentes, para o biênio 2021-2022. A eleição da Mesa acontece um dia antes da volta dos trabalhos do Legislativo este ano.

Para a eleição, o regimento do Senado determina que os partidos devem estar representados proporcionalmente, na medida do possível. Em matéria do Senado Notícias, a ex-secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, explica que a eleição é feita em duas sessões, sendo a primeira para preenchimento do cargo de presidente do Senado e a segunda para escolher os demais membros da Mesa.

Estados e municípios têm um novo programa para equilibrar as contas e dívidas com a União

Bolsonaro sanciona lei do Programa Casa Verde e Amarela

O consultor Legislativo do Senado, Arlindo Fernandes, destaca que o presidente do Senado representa uma liderança política, já que está à frente da organização da pauta do Senado e do Congresso, juntamente com os líderes partidários. Também é papel da Casa apreciar a aprovação de autoridades.

A presidência do Senado esclarece, em nota, que mesmo com a pandemia, a votação deve acontecer presencialmente, com as cédulas em envelope.

SOBRE

Paloma Custódio

Paloma Custódio é jornalista, radialista e graduada em Relações Internacionais. Atuou como produtora e repórter na Rede Boa Vontade de Comunicação (LBV), integrou a equipe de comunicação da ONU Brasil, foi roteirista do Grupo Bandeirantes e repórter do Agro Estadão.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Senado

Ver editoria completa
Senado21 de outubro de 2026

Projeto de lei visa dar mais segurança a motoristas e usuários de aplicativo

Proposta de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF) permite que motoristas de aplicativo recusem corridas para terceiros e proíbe pagamento em dinheiro

Saúde21 de outubro de 2026

Exame feito em clínica particular poderá valer no SUS; projeto aprovado na Câmara vai ao Senado

PL 1.123/2025 foi aprovado pelos deputados no último dia 15 e segue para o Senado; texto prevê que exames privados só sejam aceitos se seguirem validade e padrões de qualidade definidos pelo SUS

Empreendedorismo feminino13 de outubro de 2026

Rede Parlamentar Mista de Políticas Femininas é lançada em SP para articular projetos de crédito e apoio ao empreendedorismo feminino

Iniciativa do CMEC e da CACB une parlamentares e setor produtivo para destravar projetos voltados ao financiamento de negócios liderados por mulheres, incentivo a negócios e combate à violência patrimonial

t-page