Data de publicação: 23 de Setembro de 2021, 12:20h, atualizado em 24 de Setembro de 2021, 21:19h
LOC.: Desde o início da pandemia de coronavírus, Aricanduva, em Minas Gerais, não registrou nenhuma morte pela doença. Segundo o Boletim epidemiológico do município, desde o dia 27 de março de 2020, quando o governo federal passou a registrar os casos de Covid-19, Aricanduva teve 153 casos confirmados. Atualmente, 4 pessoas estão em isolamento domiciliar porque os testes deram positivo ao vírus.
Os cidadãos que se infectam são atendidos em uma tenda especializada e, caso precisem de internação ou intubação, são encaminhados para o município vizinho de Capelinha (MG), a 25 km de Aricanduva. Mesmo com esse deslocamento entre municípios, o secretário de saúde municipal, Felisberto Santos Oliveira, garante que nenhum aricanduvense foi a óbito.
TEC./SONORA: Felisberto Santos Oliveira, secretário de saúde municipal
“Nós tivemos a internação do prefeito e outros cidadãos, mas não tivemos nenhuma perda. Mesmo que a internação seja feita em outro município, nós conseguimos registrar por aqui. Elas entram no registro de moradores de Aricanduva”.
LOC.: De acordo com o prefeito de Aricanduva, Valdeir Santos Coimbra (Republicanos), algumas estratégias foram estabelecidas para que nenhuma vida fosse perdida durante a pandemia.
TEC./SONORA: Valdeir Santos Coimbra, prefeito de Aricanduva
“Nós aderimos ao Minas Consciente, fechamos os comércios, colocamos barreiras na entrada e saída da cidade e a população ajudou bastante. Colocamos moto e som na rua [alertando sobre o risco da doença] o dia inteiro e funcionou”.
LOC.: De acordo com o último boletim de vacinação do município, referente ao dia 22 de setembro, 3.465 pessoas tomaram a primeira dose, 1.707 a segunda, 75 pessoas foram imunizadas com dose única e 17 idosos acima dos 70 anos com a dose de reforço.
Reportagem, Laísa Lopes