
Voltar
LOC.: Prever as condições climáticas é essencial para assegurar o correto manejo e planejamento das lavouras no país. Nesse contexto, o novo ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, visitou, nesta segunda-feira, a sede do Instituto Nacional de Meteorologia, em Brasília, para conhecer a estrutura operacional do órgão e discutir a ampliação da rede de monitoramento climático.
No local, foi apresentada a estrutura do instituto, incluindo o Centro de Previsão Meteorológica, a área de processamento de dados e as instalações que passaram por reforma para modernização.
O processo de ampliação da rede de monitoramento foi um dos principais temas apresentados durante a reunião, com destaque para as aberturas de 54 estações no Rio Grande do Sul em apenas um ano, e as 27 unidades recém-inauguradas em Mato Grosso.
Outro destaque foram as ações em andamento, como o projeto de implantação de 220 novas estações voltadas ao monitoramento nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, garantir maior segurança energética e apoiar a gestão eficiente dos recursos hídricos.
Ao final da visita, o ministro de Paula ressaltou a importância estratégica do Inmet para o desenvolvimento do agro brasileiro e os investimentos realizados na modernização do instituto.
TEC./SONORA: André de Paula, ministro da Agricultura e Pecuária
“Não dá para fazer uma agricultura de sucesso se você não tem a questão climática presente nas suas preocupações. E tudo que eu vi aqui dá conta do enorme investimento que foi feito nos últimos três anos.”
LOC.: O diretor do Inmet, Carlos Alberto Jurgielewicz, celebrou os investimentos recentes e a nomeação de novos servidores para melhorar ainda mais os serviços do órgão.
TEC./SONORA: Carlos Alberto Jurgielewicz, diretor do Inmet
“Já temos hoje 85% de assertividade na nossa previsão meteorológica e, com a chegada dos novos concursados, nós conseguiremos aumentar essa efetividade, fazendo com que a gente possa entregar para o Brasil a melhor meteorologia com a melhor assertividade.”
LOC.: Com 116 anos de atuação, o Inmet, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, é a referência nacional no monitoramento do tempo e do clima para emissão diária de previsões, avisos de tempo severo e boletins agroclimatológicos, serviços estratégicos para a agropecuária brasileira e para a sociedade. Atualmente, o instituto conta com cerca de 700 estações meteorológicas, além de uma rede parceira que reúne cerca de 10 mil estações cadastradas.
Reportagem, Álvaro Couto.