
LOC 1: A Defesa Civil Nacional autorizou, nesta segunda-feira, 9 de junho, o repasse de R$ 879 mil para ações de resposta na cidade baiana de Santo Amaro.
O valor destinado a cada município é definido por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre entre outros parâmetros.
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica como os recursos podem ser aplicados.
TEC./SONORA: Waldez Goes
“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre.”
LOC 2: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse Ministério do Desenvolvimento Regional .