
Voltar
LOC 1: Seis municípios de três estados recebem reforço financeiro para se recuperar de desastres. A Defesa Civil Nacional autorizou nesta terça-feira, 2 de setembro, o repasse de 13 milhões e 300 mil reais para ações emergenciais e de reconstrução. Os recursos vão apoiar municípios de Muçum, Feliz, Santa Tereza e Relvado, no Rio Grande do Sul; Benedito Novo, em Santa Catarina; e Arinos e Catuji, em Minas Gerais. A diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Juliana Moretti, explica como os recursos podem ser aplicados.
TEC./SONORA: JULIANA MORETTI
“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados em três frentes: ações emergenciais para socorro e assistência às vítimas de desastres, como por exemplo o fornecimento de kits de alimentos, de higiene e apoio logístico; - restabelecimento de serviços essenciais, como abastecimento de água e a desobstrução de vias; e por fim, na recuperação de áreas afetadas por desastres como por exemplo as ações para a reconstrução de infraestruturas públicas e residenciais atingidas.”
LOC 2: Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse http://mdr.gov.br . Reportagem, Manuela Rolim.