Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação

MIDR repassa R$ 1,9 milhão para duas cidades afetadas por desastres no Amazonas e Maranhão

Recursos serão usados em ações de resposta e recuperação


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta terça-feira (9), o repasse de R$ 1.958.312,10 para ações de resposta e recuperação em duas cidades afetadas por desastres.

Receberão recursos os municípios de Manacapuru, no Amazonas, e Matinha, no Maranhão. As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.

Como solicitar recursos

Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Capacitação para agentes de defesa civil

A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Para apoiar cidades afetadas por desastres recentes, a Defesa Civil Nacional autorizou, nesta terça-feira , 9 de dezembro, o repasse de um milhão e 900 mil reais aos municípios de Manacapuru, no Amazonas, e Matinha, no Maranhão. Os recursos foram oficializados no Diário Oficial da União e devem ser usados em ações de resposta e recuperação como explica JULIANA MORETTI, Diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Sedec.

TEC./SONORA: Waldez Goes

“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre.”
 


LOC: Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras. Estados e municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr. gov. br.

Reportagem, Manuela Rolim.