Desenvolvimento Regional - Tocantins·03 de janeiro de 2025

MIDR reconhece a situação de emergência na cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins

Com a medida, a cidade está apta a solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para a reconstrução da ponte destruída

Por Redação Brasil 61
Ouvir · 00:01:37

Imagem: MIDR/Divulgação

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (3), a situação de emergência na cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins, devido ao desabamento, no dia 22 de dezembro, da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que ligava o município a Estreito, no Maranhão. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.

Portaria nº 9

Com a medida, a cidade de Aguiarnópolis está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, para a reconstrução da ponte destruída.

Segundo dados da Marinha do Brasil, até o momento, 12 pessoas morreram e cinco estão desaparecidas.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Fonte: MIDR

SOBRE

Redação Brasil 61

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Tocantins

Ver editoria completa
t-page