Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MIDR anuncia planos de desenvolvimento para a Faixa de Fronteira na Amazônia

Seminário internacional em Brasília reúne governos e organismos parceiros para discutir desenvolvimento sustentável e governança territorial


 O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realiza, nesta quarta-feira (10), às 10h, no Auditório Celso Furtado, em Brasília (DF), o Seminário Internacional de Lançamento dos Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFFs) do Arco Norte e de Rondônia. O evento contará com a presença do ministro Waldez Góes e reunirá representantes dos governos estaduais, organismos internacionais, corpo diplomático e autoridades federais para debater estratégias de desenvolvimento para a Faixa de Fronteira brasileira.

Os planos funcionam como instrumentos de planejamento, gestão e orientação de investimentos voltados à redução das desigualdades regionais e à promoção do desenvolvimento sustentável em áreas de fronteira marcadas por desafios logísticos, sociais e ambientais. Durante a programação, será assinada simbolicamente a Portaria MIDR nº 1.773/2026, que estabelece diretrizes para a criação e o funcionamento dos Núcleos Estaduais de Fronteira (NEFs), além da entrega de um manual técnico para apoiar os estados na estruturação de suas governanças territoriais.

Além do lançamento dos documentos-base dos PDIFFs, o seminário marcará a divulgação de estudos sobre fluxos migratórios na Amazônia e sobre deslocamento, imobilidade e migração em áreas sujeitas a enchentes. Também será realizada a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o MIDR e a Agência da ONU para as Migrações (OIM), além de painéis voltados à integração regional, governança e inovação. O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão pelo canal do MIDR no YouTube.

Serviço:

Seminário Internacional de Lançamento dos Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFFs)

  • Data: terça-feira, 10 de junho
  • Horário: 10h
  • Local: Auditório do edifício Celso Furtado – St. de Grandes Áreas Norte 906 – Brasília (DF)
  • Transmissão pelo Canal do MIDR no YouTube

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: O avanço do desenvolvimento da faixa de fronteira na região amazônica ganha robustez: os documentos-base que vão guiar os Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Arco Norte e de Rondônia foram anunciados nesta quarta-feira, 10 de junho, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O anúncio foi realizado durante evento com representantes do Governo Federal, de estados amazônicos e de organismos internacionais. Os planos têm como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, reduzir desigualdades regionais e fortalecer a integração territorial nas áreas de fronteira da Amazônia Legal. O secretário nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Edgar de Souza, revelou que é o primeiro documento que trata do desenvolvimento da região e destacou a forma participativa que ele foi construído. 
 

TEC./SONORA: Edgar 

“Nós estivemos nos territórios, nós realizamos escutas ativas, escutamos as pessoas que estão lá, que serão beneficiárias dessas políticas públicas, para que juntos nós possamos construir, pudéssemos construir, na verdade, esse plano de desenvolvimento  integrado, de forma que a gente respeite as vocações e as necessidades territoriais”.


LOC: Além da entrega oficial dos documentos, o seminário contou com apresentações de ações voltadas para o fortalecimento da região. Para saber mais sobre ações do governo federal em desenvolvimento regional e territorial acesse mdr.gov.br

Reportagem, Israel de Carvalho