Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

MDR participa da abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Relatos de parcerias, importância da ciência para o País e formação de jovens talentos foram alguns dos temas discutidos no evento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participou nesta terça-feira (29), da abertura 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento é promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com instituições públicas e governos estaduais e municipais. A feira estará aberta a visitação até o domingo, dia 4 de dezembro, e tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Um dos destaques no estande do MDR é a apresentação do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Outras ações da Pasta que podem ser conhecidas no espaço são programas ambientais voltados à segurança hídrica, em áreas como conservação da fauna e da flora e salvamento de bens arqueológicos.

“Quando nós fomos planejar o programa Águas Brasileiras, contamos muito com a parceria do MCTI, exatamente porque poderíamos planejar, juntos, um projeto de tanto sucesso, que já captou mais de R$ 85 milhões. Junto da Transposição do Rio São Francisco, nós fizemos um projeto de arqueologia, com investimentos de mais de R$ 80 milhões em resgate de material arqueológico e paleontológico para que, conhecendo o nosso passado, saibamos o que estamos fazendo no presente e que possamos planejar o nosso futuro”, declarou o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, que representou o MDR na abertura da SNCT.

O estande do Ministério do Desenvolvimento Regional também conta com um cômodo de um protótipo habitacional do Programa Casa Verde Amarela, voltado à habitação de interesse social. Os visitantes também poderão conhecer o sistema de envio de alertas de desastres pelo WhatsApp da Defesa Civil Nacional, detalhes sobre o Marco Legal do Saneamento Básico, programas de desenvolvimento urbano e parcerias com o setor privado para financiamento de ações em setores atendidos pela Pasta, entre outros.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou o impacto da SNCT para a formação de novos talentos para a ciência brasileira. “Quando visitamos cada estande, percebemos novos atores, jovens atores. Conversamos com os meninos e meninas que estão na SNCT e vemos o orgulho de trazer as suas experiências, as suas soluções para as suas localidades, para as suas necessidades”, salientou.

Sistema de produção do pitu

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao MDR, também conta com um estande, onde apresenta o sistema de produção de camarões da espécie pitu. Em 2022, foram soltos cerca de 22 mil pequenos camarões em rios da área de atuação da Companhia, com objetivo de recompor o estoque natural, contribuindo para recuperação da população de camarão-pitu e o equilíbrio ambiental na bacia.

Além disso, a Codevasf também apresenta sistemas de produção de mel e cacau. Os visitantes poderão degustar chocolates.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As diversas atividades promovidas durante o evento ressaltam a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do País. A programação inclui ações de divulgação científica, como estandes das unidades vinculadas ao MCTI, tendas da ciência, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, debates, distribuição de cartilhas e livros e exibição de vídeos.

Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.