Data de publicação: 19 de Agosto de 2021, 11:45h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse nesta quarta (18) que o leilão do 5G no Brasil deve ser realizado em outubro. A previsão foi feita após o julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a validade das regras do edital do leilão.
Em coletiva de imprensa, Faria disse que não é possível precisar o dia exato do leilão, mas explicou que após decisão final do TCU, o edital será encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e publicado em até sete dias. Dessa forma, o leilão poderá ser realizado em 30 dias. O certame deve atrair cerca de R$ 40 bilhões em investimentos.
5G: Lei das Antenas precisa ser regulamentada em âmbito municipal, para receber nova tecnologia
GIRO BRASIL 61: Caso Lázaro, implantação do 5G no Brasil, Auxílio Emergencial antecipado e R$ 3,5 bilhões para internet na educação pública
O ministro também destacou a importância da adoção do 5G no país e disse que a tecnologia vai permitir avanços em diversos setores.
Ainda no mesmo dia, a maioria dos ministros do TCU votou a favor da aprovação do edital, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista. A análise deve ser retomada na semana que vem.