LOC: Termina nesta quarta-feira (10) o prazo para o cadastramento de propostas na plataforma do InvestSUS – ferramenta do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que permite o acesso aos serviços, sistemas e informações relacionadas à gestão do financiamento federal do Sistema Único de Saúde (SUS). O FNS é ligado ao Ministério da Saúde.
Todas as prefeituras, governos de Estado e do Distrito Federal, além de entidades prestadoras de serviços da saúde sem fins lucrativos devem agilizar seus projetos, caso ainda não tenham apresentado todas as propostas que lhes interessam.
De acordo com o especialista em orçamento e finanças César Lima, são vários tipos de propostas cadastradas na plataforma.
SONORA: César Lima, consultor de Orçamento
“Essas propostas a serem cadastradas no InvestSUS vão desde obras para a construção de UBS, hospitais, compra de equipamentos como tomógrafos, Raio-X, ambulâncias e, também, a questão do custeio dos serviços públicos dos municípios - custeio da saúde dos municípios.”
LOC: Para César Lima, foi muito importante o Ministério da Saúde ter prorrogado o prazo para que fosse feito o cadastramento das propostas e projetos na plataforma do InvestSUS. Isso porque o prazo anterior (que era no mês passado) tinha sido curto e certamente muitos municípios - principalmente os menores e que possuem menos recursos humanos para a elaboração de projetos técnicos - ficariam "de fora".
Reportagem: José Roberto Azambuja