LOC.: Cresce o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), associada à Covid-19, entre os idosos nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A informação é do mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta sexta-feira (9). Em alguns estados do Nordeste — como Ceará, Pernambuco e Piauí —, apesar de não haver aumento de internações entre os idosos, a maioria das internações registradas nas últimas semanas foi causada pela Covid-19.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc) e do Boletim InfoGripe Tatiana Portella deixa o alerta para que as autoridades de saúde reforcem os cuidados, especialmente nessas regiões.
TEC./SONORA: Tatiana Portella, pesquisadora do Boletim InfoGripe
“Diante desse cenário, fica o alerta para que hospitais e unidades sentinelas de síndrome gripal dessas regiões fiquem atentos, reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento expressivo de circulação da Covid-19 nessas regiões. A gente também reforça a importância da vacinação contra a Covid-19, principalmente nos grupos prioritários, como os idosos.”
LOC.: A longo prazo, três estados apresentam tendência de crescimento de SRAG: Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na Bahia, o aumento se concentra em crianças e adolescentes de até 14 anos e está relacionado ao rinovírus. Em Minas, o crescimento dos casos de SRAG está associado ao vírus da gripe (influenza) e, no Rio Grande do Sul, à influenza e ao vírus sincicial respiratório, o VSR.
Entre as capitais, seis apresentaram sinal de crescimento de SRAG: Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Teresina (PI), e Florianópolis (SC).
A análise do Boletim InfoGripe referente à Semana Epidemiológica 31 tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe entre 28 de julho e 3 de agosto deste ano.
Reportagem, Paloma Custódio