Data de publicação: 28 de Março de 2023, 04:30h
LOC.: A Confederação Nacional da Indústria, a CNI, lança a Agenda Legislativa da Indústria de 2023, em sessão solene no Congresso Nacional nesta terça-feira (23). O documento reúne 139 projetos de lei que, na opinião dos representantes do setor, podem impactar o crescimento da economia e a geração de emprego e renda.
O gerente-executivo de Assuntos Legislativos da CNI, Marcos Borges, diz que a maior parte das propostas elencadas na agenda são vistas como positivas pelo setor.
TEC./SONORA: Marcos Borges, gerente-executivo de Assuntos Legislativos da CNI
"No começo, 90% dos projetos constantes da primeira agenda eram contrários ao interesse da indústria. Agora, 70% são proposições que contam com o apoio da indústria brasileira. A agenda é muito mais propositiva do que reativa. Com isso, entendemos que estamos discutindo propostas legislativas que melhoram o ambiente de negócios no país. A agenda é um extrato que pega temas de todas as áreas de interesse: trabalhista, tributária, meio ambiente, infraestrutura".
LOC.: O documento destaca ainda 12 temas que devem receber atenção especial da Câmara dos Deputados e do Senado este ano. É a chamada pauta mínima da indústria, que tem como carro-chefe a reforma tributária. Entre os outros assuntos considerados importantes estão o licenciamento ambiental e a modernização do setor elétrico.
TEC./SONORA: Marcos Borges, gerente-executivo de Assuntos Legislativos da CNI
"A pauta mínima é um instrumento para mostrar o que é o principal, o essencial para aquele ano da agenda. Esse ano, temos doze proposições na pauta mínima. E a principal, neste momento, é claro, é a reforma tributária. Tida para a CNI como a legislação a ser aprovada esse ano para melhorar o ambiente de negócio no país".
LOC.: Além de trazer à tona os projetos de lei de interesse da indústria, a agenda explica sobre o que cada um deles trata, em que pé está a sua tramitação e qual o posicionamento dos industriais sobre aquela proposta específica.
Reportagem, Felipe Moura