
Voltar
LOC: A Política Nacional de Ordenamento Territorial avançou mais uma etapa rumo à implementação. Nesta terça-feira, 19 de agosto, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apresentou a minuta do decreto que institui a política, inédita no país. O documento ficará disponível para consulta pública de 1º de setembro a 15 de novembro. Segundo o diretor de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, João Mendes, o processo de construção foi marcado pelo diálogo entre diferentes órgãos do Governo Federal.
TEC./SONORA: JOÃO MENDES
“Essa reunião representa o coroamento de um processo que envolveu 18 ministérios. Ao longo desse período, fomos construindo o texto de forma conjunta, em diálogo constante. Hoje, apresentamos os elementos que vão estruturar a Política Nacional de Ordenamento do Território, com uma participação muito expressiva: dos 18 ministérios, 16 estiveram presentes. O mais importante é que encontramos pouquíssima resistência, o que demonstra que todos se sentiram representados no texto, resultado de um trabalho coletivo e colaborativo"
LOC.: A Política Nacional de Ordenamento Territorial deverá orientar o uso e a ocupação do território brasileiro de forma coordenada, sustentável e justa.A proposta integra diferentes políticas públicas e níveis de governo, evitando sobreposições e conflitos entre ações estatais, além de estimular a cooperação entre União, estados, municípios, sociedade civil e setor privado. A expectativa é que o texto final seja concluído até fevereiro de 2026 e encaminhado à Presidência da República. Para mais informações sobre ações do Governo Federal em desenvolvimetno regional, acesse: mdr.gov.br.
Reportagem, Janaína Castro