Tempo - Previsão do tempo·29 de janeiro de 2026

Frente fria e ciclone aumentam o risco de chuvas intensas no Sul e Sudeste do Brasil

Sistema meteorológico pode provocar temporais, volumes elevados de chuva e até a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul nos próximos dias

Por Jullya Borges
Ouvir · 00:00:43

Imagem: Inmet/Reprodução

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

 A passagem de uma frente fria e a formação de um ciclone no litoral do Sudeste devem provocar chuvas intensas e tempestades em áreas das regiões Sul e Sudeste do Brasil a partir desta quinta-feira (29).

No Sul do país, o alerta é para o Paraná e Santa Catarina. A partir da tarde de quinta-feira (29), há risco de tempestades na Região Metropolitana de Curitiba, no Norte Catarinense, no Vale do Itajaí e na Região Serrana de Santa Catarina. Nessas áreas, a chuva pode ser forte, acompanhada de rajadas de vento, raios e queda de granizo, com volumes que podem chegar a 100 milímetros em apenas 24 horas.

Já na sexta-feira (30), a formação de um ciclone no litoral da Região Sudeste deve intensificar as chuvas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Os maiores acumulados estão previstos para a Serra da Mantiqueira, onde a chuva pode superar os 100 milímetros. No litoral paulista, os volumes podem passar de 60 milímetros.

Ainda na sexta-feira (30), há previsão de tempestades em grande parte do estado de São Paulo, com possibilidade de granizo, além de áreas do Triângulo Mineiro. No sábado (31), as chuvas mais intensas devem se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro, com acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros em pontos isolados.

A previsão indica ainda que a atuação prolongada do ciclone pode formar um corredor de umidade entre o Espírito Santo e o Mato Grosso, o que pode caracterizar um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, típica do verão.

A orientação é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e siga as recomendações da Defesa Civil, especialmente em áreas com risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e transtornos causados por ventos fortes e raios.

SOBRE

Jullya Borges

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Previsão do tempo

Ver editoria completa
Previsão do tempo22 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Maceió/AL tem quinta-feira de muitas nuvens e chuva isolada

A previsão do Inmet para esta quinta-feira (22) em Maceió/AL indica muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, com temperaturas entre 24°C e 31°C.

Previsão do tempo22 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Rio Branco/AC tem quinta-feira com pancadas de chuva e 33°C

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta-feira (22) em Rio Branco/AC indica muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo de todo o dia. As temperaturas devem variar entre 23°C e 33°C.

Previsão do tempo22 de outubro de 2026

Previsão do Tempo: Belo Horizonte/MG com pancadas de chuva e máxima de 27°C

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta-feira em Belo Horizonte/MG indica muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 17°C e 27°C.

t-page