LOC: Se empreender é difícil, para as mulheres é um desafio ainda maior. Isso porque, além das atividades profissionais, as mulheres dedicam, em média, 21 horas e 30 minutos semanais para cuidados com a casa e os filhos; enquanto os homens empregam 11 horas para essas atividades, de acordo com o IBGE. Para desenvolver a carreira, muitas vezes as mulheres sentem culpa da necessidade de se afastar de casa e dos filhos.
Essas são situações culturais e, na opinião da coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros, podem ser trabalhadas com desenvolvimento de competências técnicas e emocionais. Para Renata, o empreendedorismo feminino não é só um ganho para as mulheres, mas para toda a sociedade.
TEC//SONORA: Renata Malheiros, coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae.
“Quando uma mulher empreende geralmente a família é muito beneficiada. As pesquisas mostram que quando uma mulher ganha dinheiro ela tende a investir muito na família, nos filhos, compra roupa pras crianças, leva pra fazer tratamento dentário, por exemplo, material escolar. As mulheres também tendem a comprar dos comerciantes do bairro, da sua própria comunidade. Então isso também é positivo porque gera uma aceleração da economia daquele bairro, daquela comunidade, ao mercadinho da esquina”
LOC: Para reunir iniciativas como o Sebrae Delas, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), da CNI, e créditos em bancos, entre outras, o Governo Federal lançou, em março, o programa Brasil pra Elas. A subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas empresas do Ministério da Economia, Carolina Busatto, explica que é um portal digital que reúne as várias etapas para o empreendedorismo, focado na atuação de mulheres.
TEC//SONORA: Carolina Busatto, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas empresas do Ministério da Economia
“Lá a mulher pode entender, veja se ela quer começar a empreender e precisa buscar ideia, que ela precisa buscar algum curso, se ela precisa apoio de crédito, então ela consegue fazer o link para os programas dos bancos públicos, enfim, são muitas soluções e, mas ainda tem muitos passos pela frente pra gente conseguir colocar as pessoas na mesa pra discutir as necessidades do empreendedorismo brasileiro no Brasil eh e poder ingressar essas esses desafios”
LOC: O Programa e as discussões de seus comitês são oportunidades de olhar para as demandas específicas das mulheres: como a gestão de carreira e o equilíbrio com cuidados com casa e filhos, questões de assédio no ambiente corporativo, áreas em que as mulheres precisam ampliar sua atuação. O portal do programa está na internet pelo endereço: https://www.gov.br/brasilpraelas.
Reportagem, Angélica Cordova