
Voltar
LOC.: O Mato Grosso do Sul recebeu mais trinta e três laboratórios de informática em 2025. As unidades foram equipadas com duzentos e oitenta e dois computadores recuperados por alunos de baixa renda do programa "Computadores para Inclusão".
O objetivo é levar letramento digital para áreas carentes e comunidades rurais.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, explica que a conectividade é hoje essencial para o exercício da cidadania.
TEC/SONORA: Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações
“Estamos colocando essas pessoas no mercado de trabalho qualificado, além de gerar inclusão, avançamos na construção da soberania digital do nosso país, com mão de obra de qualidade. O programa Computadores para Inclusão tem uma missão clara: transformar tecnologia que não teria uso em oportunidade para a juventude e toda comunidade. Equipamentos que seriam descartados viram ferramentas de aprendizado, lazer e trabalho”.
LOC.: Além da entrega de máquinas, o projeto oferece formação profissional. Nos vinte e sete Centros de Recondicionamento de Computadores, os CRCs, espalhados pelo Brasil, jovens aprendem manutenção de computadores e celulares.
A iniciativa já alcançou quase mil e trezentos municípios brasileiros, com foco em populações quilombolas e indígenas.
Com as últimas entregas, o Ministério das Comunicações superou a meta prevista para dois mil e vinte seis. Ao todo, sessenta e sete mil computadores já foram doados em todo o país, beneficiando mais de cinco mil pontos de inclusão digital.
Reportagem, Janaína Michalskí