Município de Canelinha (SC). Foto:  Vip Social/Prefeitura de Canelinha
Município de Canelinha (SC). Foto: Vip Social/Prefeitura de Canelinha

Defesa Civil decreta situação de emergência em Candelária (RS), Canelinha (SC) e Major Vieira (SC)

Com isso, municípios podem solicitar verba emergencial do governo federal para enfrentar desastres naturais.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três cidades do Sul do Brasil atingidas por desastres naturais. 

O município de Candelária, no Rio Grande do Sul, registrou enxurradas. Canelinha, em Santa Catarina, foi vítima de chuvas intensas. Na contramão, o município catarinense de Major Vieira enfrenta a estiagem.

Nestes dois estados, 115 cidades estão em situação de emergência, na sua maioria por conta da estiagem.  

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar verba emergencial do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Defesa Civil, explica como pode ser utilizado o repasse.

“A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil apoia os municípios nas ações de resposta dos desastres, com ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e com as ações de reconstrução."

Tanto o pedido de reconhecimento de situação de emergência quanto de recursos deve ser formalizado pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Além das cidades da Região Sul, o MDR também reconheceu nesta sexta-feira, 23 de julho, a situação de emergência em outros sete municípios da Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional na área de Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.