LOC.: O Serviço Florestal Brasileiro lançou uma consulta pública sobre os editais de concessão da Floresta Nacional do Jatuarana, da Floresta Nacional de Pau Rosa e da Gleba Castanho. Estas são as primeiras concessões florestais no estado do Amazonas e somam 885 mil hectares.
Interessados têm até o dia 29 de julho para consultar os documentos relativos à concessão, encaminhar dúvidas e fazer sugestões. Todo cidadão pode participar da consulta pública, que serve para auxiliar a administração pública no processo de tomada de decisão.
Segundo o professor de Economia Florestal da Universidade de Brasília, Álvaro Nogueira, a consulta pública é uma oportunidade para a comunidade saber o que está acontecendo em sua região.
TEC./SONORA: Álvaro Nogueira, professor de Economia Florestal da UnB.
“Muitas vezes são pessoas que vivem no entorno das unidades de conservação e vão passar a conviver com a concessão florestal, tanto nos seus municípios como nas zonas rurais. Então, é importante que os agentes do governo cheguem até essas pessoas, apresentem a proposta e recebam das comunidades as suas aspirações e necessidades.”
LOC.: Pelo modelo de concessão florestal, o governo concede ao setor privado o direito de explorar, por um período determinado, uma floresta pública de modo sustentável. A concessão também estabelece uma parceria entre o setor público e privado para proteger as florestas brasileiras contra grileiros e desmatamento ilegal.
Além da proteção ambiental, o modelo também estimula o desenvolvimento socioeconômico local, com geração de emprego e renda nos municípios do entorno da unidade de conservação, como explica o professor Álvaro Nogueira.
TEC./SONORA: Álvaro Nogueira, professor de Economia Florestal da UnB.
“São necessárias equipes qualificadas para desenvolvimento dos vários trabalhos, que vão desde o início do manejo florestal, quando seleciona e quantifica as espécies e o volume a ser retirado da floresta, que é transportado e depois beneficiado em serrarias e estufas de secagem de madeira. E as pessoas que vão atuar nessas várias etapas do processo produtivo precisam receber capacitação. Então, o Sistema S, por exemplo, pode auxiliar nessa capacitação e vai haver aumento na geração de emprego e de renda nessas regiões.”
LOC.: Os editais de concessão de cada floresta e os respectivos e-mails para enviar sugestões e dúvidas estão disponíveis no site www.gov.br/agricultura. Basta conferir o ícone “assuntos”; clicar em “Serviço Florestal Brasileiro”; em seguida em “concessão florestal'' e, por último, em “editais em consulta pública”.
Reportagem, Paloma Custódio