Data de publicação: 08 de Fevereiro de 2022, 02:00h, atualizado em 08 de Fevereiro de 2022, 04:12h
LOC.: A taxa de incidência de zika na região, ou seja a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e a chikungunya. Nirma Damas tem 68 anos e é moradora de Belo Horizonte. Ela contraiu dengue e conta que os cuidados redobraram após a infecção.
TEC./SONORA: Nirma Damas, Jornalista
“E a partir daí eu passe a cuidar mais ainda dessas questões pra evitar, e também vigio os meus vizinhos, peço pra eles também manterem a situação da casa deles, do quintal deles, de forma que não acumule água, pra gente evitar a procriação do mosquito da dengue.”
LOC.: O número de registros de zika na região ultrapassou os mil casos em 2021. Autoridades Conselheiro Pena teve 589 e Mutum, 531. A incidência de zika também é alta em Itueta, Ipanema, Resplendor e Santa Rita do Itueto. Já Conceição do Ipanema registrou alta incidência de dengue, no mesmo período. O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar.
TEC./SONORA: Cássio Peterka, coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde
“O vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápida e muito grande, tanto que se a gente pegar regiões onde a gente tem uma baixa transmissão que sejam contíguas, principalmente regiões metropolitanas, regiões vizinhas, a gente vê essa expansão muito rápida. Porque a gente tem o vetor. O vetor estando presente, isso faz com que a gente tenha uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões.”
LOC.: Devido às altas temperaturas e às chuvas abundantes, o verão é o período do ano em que os ovos eclodem e acarretam o aumento de infecção por dengue, chikungunya e zika. Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve checar calhas, garrafas, pneus, lixo, vasos de planta e caixas d’água. Não deixe água parada. Combata o mosquito todo dia. Coloque na sua rotina.