Data de publicação: 21 de Novembro de 2022, 04:30h, atualizado em 09 de Dezembro de 2022, 17:52h
LOC.: O Brasil tem potencial para atender a demanda do mundo por segurança energética, segundo o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo. Considerado o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, além de contar com 20% da biodiverdidade do planeta, o país tem também uma ampla disponibilidade hídrica.
O pronunciamento foi feito em meio ao evento Brazilian Industry Day, realizado pela entidade, no Egito. De acordo com Bomtempo, a questão energética tem pautado as decisões do mundo inteiro e o Brasil pode ganhar um lugar de destaque nesse debate.
TEC./SONORA: Davi Bomtempo, gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
“Primeiro, precisamos entender que o Brasil é um potencial, que a indústria parte da solução, e que essa nova economia vai gerar emprego, renda, arrecadação e desenvolvimento regional. Dessa forma, o pilar de transição energética é muito importante para o Brasil. Dentro dessa estratégia, desenvolveremos ações sobre eficiência energética, expansão de renováveis, o fortalecimento da nossa política nacional de biocombustíveis e, principalmente, novas tecnologias, como hidrogênio sustentável.”
LOC.: Durante o evento, a gerente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética da Engie, Flávia de Oliveira, destacou a importância que o setor da indústria tem no sentido de promover e incentivar práticas sustentáveis por meio da chamada transição energética.
TEC./SONORA: Flávia de Oliveira, gerente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética da Engie
“Quero registrar o quanto a indústria vem protagonizando a agenda climática, sobretudo a indústria brasileira, que tem se encorajado a assumir essa agenda. Temos um diferencial competitivo incontestável, na medida em que contamos com um setor elétrico, uma matriz elétrica e uma abundância de recursos naturais para promover essa reindustrialização verde no Brasil.”
LOC.: Os debates promovidos pela CNI se dão no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A COP27 é considerada o maior e mais importante evento já realizado acerca do tema.
Reportagem, Marquezan Araújo