Foto: Reprodução Dr. Ajuda
Foto: Reprodução Dr. Ajuda

Bolha nos pés: o que devemos fazer quando elas aparecem?

Neste episódio a dermatologista Dra. Vivian Loureiro dá mais detalhes sobre o assunto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Bolha nos pés é um problema muito comum e que causa bastante desconforto. Mas você sabe por que elas aparecem? Neste episódio a dermatologista Dra. Vivian Loureiro dá mais detalhes sobre o assunto.

Por causa de atritos ou trauma, a camada mais superficial da pele, a epiderme, pode se descolar da camada do meio e o espaço fica preenchido por um líquido claro ou até sanguinolento, formando a conhecida bolha.

Sendo causadas pelo atrito, fica mais fácil de entender porque as bolhas aparecem quando você usa um sapato novo ou um sapato apertado. Normalmente elas surgem nos locais mais "avantajados", como calcanhar e dedos, onde o calçado aperta mais. As bolhas também podem acontecer em outros lugares dos pés, como na sola, sempre em locais onde tem mais atrito.

O que devemos fazer se uma bolha aparecer?

De preferência, deve ficar em repouso das atividades físicas mais intensas enquanto os pés estiverem machucados. Se sua bolha for pequena, não tente estourar. Bolhas pequenas normalmente cicatrizam em poucos dias. Se a bolha for grande causando dor ou desconforto, ela pode ser furada, mas com muito cuidado para não infectar a área. Você precisa limpar muito bem a região da bolha, com água e sabonete ou com um antisséptico, como iodo ou álcool. Com uma agulha estéril faça um pequeno furo, para drenagem do líquido. Isso normalmente gera um alívio imediato. 

O que não devemos fazer? 

Você não deve retirar a pele descolada que recobre a bolha porque ela funciona como um curativo natural e protege contra sujeira e bactérias. Se essa pele se soltar durante a cicatrização aí sim ela pode ser cuidadosamente cortada com um alicate de cutícula ou com uma tesoura delicada. Se por acaso a dor piorar, a área ficar mais avermelhada e inchada, ou se aparecer pus, isso pode indicar que a pele está infeccionada. Nesse caso, a avaliação médica é fundamental.

Dicas de prevenção:

  • Sapatos mais confortáveis
  • Usar meias 
  • Cuidar bem da pele dos pés, após o banho seque bem os pés, principalmente entre os dedos. Jamais devemos calçar os sapatos com os pés úmidos ou suados, pois isso pode favorecer o aparecimento de bolhas.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.