Educação - Banco da Amazônia·29 de julho de 2026

Banco da Amazônia lança Universidade Corporativa com cursos para empregados, parceiros e sociedade

Nova plataforma, desenvolvida em parceria com a UOL EdTech, reúne conteúdos de capacitação on-line; objetivo é ampliar o acesso à qualificação profissional e fomentar desenvolvimento da região

Por Bianca Mingote
Ouvir · 00:02:24

Foto: Reprodução/Banco da Amazônia

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Banco da Amazônia lançou a Universidade Corporativa, uma plataforma desenvolvida em parceria com a UOL EdTech voltada à qualificação profissional de empregados, parceiros e sociedade. O ambiente digital reúne mais de 700 cursos e a iniciativa busca fortalecer a cultura de aprendizagem contínua, estimular a inovação e contribuir para o desenvolvimento de pessoas e da Região Amazônica.

A Universidade Corporativa foi estruturada para fortalecer competências, incentivar a inovação e preparar os colaboradores para gerar mais impacto nas atividades da instituição.

A plataforma está dividida em dois ambientes – um específico para empregados do Banco da Amazônia e outro para o público externo, com objetivo de ampliar o alcance das iniciativas de qualificação.

O diretor corporativo do Banco da Amazônia, Diego Lima, afirma que a proposta é democratizar o acesso ao conhecimento e ampliar as oportunidades de qualificação na região.

“O objetivo principal da Universidade é tanto formar os nossos empregados, os nossos parceiros, como alcançar também a sociedade com uma jornada que ultrapassa mais de 700 cursos disponíveis. É uma plataforma moderna, você consegue acessar tanto pelo computador como também baixando o aplicativo através de seu celular e busca, obviamente, alcançar toda a sociedade”, ressalta Diego Lima.

A Universidade Corporativa do Banco da Amazônia reúne cursos, trilhas de aprendizagem, conteúdos digitais e programas de desenvolvimento alinhados às necessidades da instituição e ao crescimento profissional dos colaboradores. A proposta é integrar educação corporativa, desenvolvimento de pessoas e inovação.

A ideia é que a experiência promova desenvolvimento contínuo, com conteúdos atualizados e possibilidade de emissão de certificados nos cursos que preveem certificação. O certificado é emitido após o cumprimento dos critérios estabelecidos. 

Os colaboradores podem acessar os cursos por meio da Área do Empregado, com as credenciais corporativas.

Gestão financeira e sustentabilidade

Segundo o Banco da Amazônia, a Universidade Corporativa promove, ainda, uma formação alinhada à estratégia da instituição financeira. Com foco nos colaboradores do Banco da Amazônia, a Universidade oferece jornadas de aprendizagem para diferentes perfis profissionais e momentos de carreira – desde novos colaboradores a especialistas, gestores, lideranças e equipes operacionais.

Além da oferta de cursos, a plataforma foi concebida para apoiar o desenvolvimento de competências alinhadas aos desafios do mercado e às estratégias da instituição, promovendo temas como gestão financeira e sustentabilidade.

Para a gerente de central da Universidade Corporativa do Banco da Amazônia, Meiriane Abreu, a iniciativa fortalece o papel da educação como ferramenta de transformação social.

“Uma plataforma que oferece a gestão financeira, educação com sustentabilidade, viabilizando o crescimento mútuo entre a instituição financeira, entre o viés econômico e o social também, que é nosso grande desafio e é onde a gente tem o maior interesse de andar de mãos dadas”, afirma Meiriane.

A previsão é de que a Universidade Banco da Amazônia atualize o catálogo de cursos de forma contínua para atender às necessidades estratégicas da instituição e ao desenvolvimento dos colaboradores.

Áreas de aprendizagem: público externo

Além do ambiente educacional destinado aos colaboradores do Banco da Amazônia, a Universidade Corporativa também oferece um espaço para clientes, parceiros e sociedade. A plataforma oferece acesso a cursos, conteúdos educacionais e iniciativas de capacitação abertas ao público, com vistas a promover o aprendizado contínuo e o compartilhamento de conhecimento.

O gerente executivo de pessoas do Banco da Amazônia, Anderson Pereira Silva, afirma que a abertura da plataforma ao público representa uma ampliação das ações de educação promovidas pela instituição. 

“Hoje é um marco muito importante para o Banco da Amazônia, porque hoje a gente realiza o sonho de também disponibilizar educação e desenvolvimento pessoal para toda a população”, destaca. 

Para acessar os conteúdos destinados ao público externo, o interessado deve criar uma conta na plataforma da Universidade Corporativa. Após o cadastro, o pedido passa por análise antes da liberação do acesso aos cursos.

Áudio
0:00 / 0:00
SOBRE

Bianca Mingote

Bianca Mingote é jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência em cobertura do Congresso Nacional, saúde, economia e política. Atuou como repórter na Secom (UnB), no Correio Braziliense (CB) e na Rádio Senado. Também foi trainee do CB no Curso Jornalismo na Prática, com foco na cobertura de saúde do Brasil. É repórter do Brasil 61 desde 2024.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Banco da Amazônia

Ver editoria completa
Banco da Amazônia15 de outubro de 2026

Biblioteca do Centro Cultural Banco da Amazônia abre ao público a partir de 20 de outubro

Espaço em Belém (PA) reúne 12,5 mil obras, incluindo livros sobre a Amazônia, literatura e exemplares raros; atendimento será de terça a sexta-feira, das 10h às 16h

Banco da Amazônia09 de outubro de 2026

Banco da Amazônia reforça ações de solidariedade durante o Círio de Nazaré 2026

19ª edição do Jantar de Adesão do Círio de Nazaré arrecadou recursos para obras sociais da Arquidiocese de Belém (PA); colaboradores também mobilizaram doações para a Casa de Plácido

Banco da Amazônia02 de outubro de 2026

Produtores e pequenos empreendedores buscam crédito durante feiras agropecuárias no MA e PA

Banco da Amazônia apresentou linhas para agricultura familiar, custeio, investimentos, microcrédito e capital de giro

t-page