LOCUÇÃO:
O Banco Central do Brasil emitiu um alerta sobre os possíveis golpes que estão sendo aplicados ao Sistema de Valores a Receber para roubar dados de usuários.
O SVR é uma ferramenta que mostra os valores esquecidos no banco por pessoas e instituições. Porém, desde abril de 2022, a ferramenta está suspensa para qualquer verificação e ainda não tem previsão de quando será reaberta.
Com a era digital cada vez mais presente no nosso dia a dia, cair em golpes cibernéticos tem se tornado extremamente comum, principalmente quando se trata de golpes para enviar pix ou fornecer informações pessoais. O pesquisador do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), Paulo Rená, dá dicas de como evitar cair em golpes e levar prejuízos.
TÉC/SONORA: "O ideal é primeiro não alimentar a conversa, não dar novos dados e sempre fazer todo o registro possível. Então, você deve tirar prints, guardar os arquivos de áudio que tenham sido trocados e mensagens de forma que isso possa levar a identificar a pessoa que cometeu o ilícito. Guardar o número do telefone que a pessoa estava usando no WhatsApp e, se for um golpe financeiro, registrar o horário em que você percebeu que tinha alguma coisa errada na sua conta.”
LOCUÇÃO: Outra dica é ignorar números desconhecidos ou mensagens estranhas. O ideal para evitar que golpistas consigam hackear e clonar contas pessoais.
Reportagem, Daniela Gomes