Saúde - Gripe·18 de janeiro de 2025

Aumentam casos de síndrome respiratória no Norte e Nordeste

Idosos estão entre os mais afetados pela SRAG, a Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pelo vírus da Covid-19

Por Lívia Braz
Ouvir · 00:01:13
KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O vírus da Covid-19 continua sendo o responsável pela maior parte dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente em idosos no Norte e Nordeste do país. Os dados são do Boletim InfoGripe da Fiocruz e correspondem à segunda semana epidemiológica de 2025 — que vai de 5 a 11 de janeiro.

O relatório semanal mostra que os idosos são a população mais afetada pela Covid-19, e quem tem mais de 65 anos, e crianças pequenas, vem apresentando maior mortalidade pelo vírus. O aumento de casos de SRAG vem sendo registrado na Paraíba, Sergipe, Amazonas e Rondônia. Já no estado do Ceará, os casos entre os idosos começam a dar sinais de reversão.

Redução no centro-sul 

Na contramão dos estados do Norte e Nordeste estão os do centro-sul do país, que vem apresentando uma redução no número de casos de SRAG nas últimas semanas, segundo o boletim.

Incidência e mortalidade

A maior parte dos casos de SRAG ainda é causada pelo vírus da Covid-19. Nas últimas quatro semanas foram 49,1%, contra 12,6% para influenza A e B e 21,1% para rinovírus. Quanto à mortalidade, o Sars-CoV-2 foi responsável por 77,5% das mortes na última semana. 

SOBRE

Lívia Braz

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2007, é repórter do Brasil 61 desde 2022. Ao longo de 18] anos de carreira, atuou nas redações da Record TV e na assessoria de comunicação do Governo do Distrito Federal (GDF), cobrando fatos relevantes da história do pais, como posses presidenciais e eventos jurídicos, como o julgamento do Mensalão no STF.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Gripe

Ver editoria completa
Gripe14 de outubro de 2026

Fiocruz alerta para crescimento de casos graves de síndrome respiratória em AL, RR e SE

Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz no último dia 8, aponta os três estados com incidência em nível de alerta, risco ou alto risco e sinal de crescimento na tendência de seis semanas; aumento é puxado por crianças e adolescentes

Gripe03 de outubro de 2026

InfoGripe: casos de SRAG aumentam em crianças no Rio de Janeiro e em Sergipe

Novo Boletim InfoGripe da Fiocruz alerta para crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças nessas localidades e para indícios de avanço dos casos graves de Covid-19 no Acre e em São Paulo, mas em níveis ainda baixos de incidência

Gripe29 de agosto de 2026

InfoGripe: três estados têm incidência de SRAG com sinal de crescimento

Boletim da FioCruz aponta que AL, MT e RR apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave em nível de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas; pesquisadora aponta que casos podem estar sendo implicados pelo rinovírus

t-page