LOC.: A atual crise hídrica afeta cada vez mais os estados do Sudeste brasileiro. No último fim de semana, mais de 60 municípios mineiros registraram um apagão. Na avaliação do deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), o problema pode estar ligado à falta de investimento no setor elétrico.
Segundo o parlamentar, o Congresso Nacional analisa projetos que podem ajudar no desenvolvimento da área e evitar esses contratempos, como é o caso do PL 414/2021, que trata do Novo Marco Regulatório do Setor Elétrico.
TEC./SONORA: Domingos Sávio, deputado federal
“Há muito tempo o setor elétrico não tem os investimentos necessários. Reservatórios como o de Furnas, por exemplo, estão na sua cota mínima e isso gera prejuízos e sofrimento para milhares de pessoas que dependem da água. Não podemos ficar dependentes, quase que na totalidade, da matriz hídrica e de combustíveis fósseis. Hoje, ainda temos fragilidades na legislação.
LOC.: Pelos termos da proposta, a ideia é ampliar a competitividade no setor elétrico, estimulando a concorrência e melhorando o atendimento comercial dos consumidores.
De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema (ONS) no início da semana, o nível dos reservatórios no Sudeste estava em 18,38%. Para o economista da FGV IBRE, André Braz, o quadro exige a tomada de providências alternativas.
TEC./SONORA: André Braz, economista da FGV IBRE
“A geração de energia hidrelétrica é mais barata, mas quando o nível dos reservatórios fica muito baixo, não é possível gerar a quantidade de energia que a economia demanda. Por essa razão, os custos de geração de energia, pela necessidade de acionamento e de outras fontes mais caras de energia, acabam provocando esse encarecimento nas contas de luz.”
LOC.: O PL 414/2021 foi aprovado no Senado no início do ano e, atualmente, está em discussão na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O deputado Paulo Ganime (NOVO/ RJ) solicitou audiência pública na próxima terça-feira, dia 28, com Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e associações do setor energético.
Reportagem, Marquezan Araújo