
Voltar
LOC.: A agricultura familiar do Nordeste brasileiro foi destaque na Anuga 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, realizada entre os dias 4 e 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha. A participação fez parte da Missão Internacional da Agricultura Familiar do Nordeste, que busca posicionar o setor no mercado global.
Ao todo, VINTE E SETE cooperativas dos nove estados nordestinos apresentaram produtos típicos da região ao público da Europa. Entre os itens estão cafés, chocolates, cajuína, mel e castanhas, por exemplo.
A ação foi promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil; em parceria com o Consórcio Nordeste, o Sebrae Nacional e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Para o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Laudemir Müller, a presença dessas companhias na feira contribui para o fortalecimento do setor a nível global.
TEC./SONORA: Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil
“O mais importante, além do nosso tamanho, é a representatividade que trazemos. Temos aqui desde produtores, cooperativas, empresas médias, grandes. Estamos trazendo quem está começando e quem já é bastante experiente. Então é ApexBrasil, promovendo o Brasil, gerando emprego no Brasil, exportando e oferecendo segurança alimentar para o mundo.”
LOC.: O coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e secretário da pasta no Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, também esteve presente no evento e destacou o potencial das cooperativas do Nordeste brasileiro. ABRE ASPAS: Temos aqui produtos de excelência, preparados para qualquer mercado do mundo. FECHA ASPAS
Este ano, a delegação do Brasil na feira contou com TREZENTAS E CINQUENTA empresas. Deste total, mais de CENTO E QUARENTA expositoras estiveram distribuídas em seis pavilhões.
Algumas delas de outras regiões do país, como a Bom Princípio Alimentos, do Rio Grande do Sul. O gerente de exportação da empresa, Vinicius Paiva, relata que a experiência foi positiva. Para ele, é uma oportunidade de expandir os negócios.
TEC./SONORA: Vinicius Paiva, gerente de exportação da Bom Princípio Alimentos
“Estamos aqui no pavilhão brasileiro, com o apoio da ApexBrasil. É muito importante estarmos aqui, mostrando o que o Brasil tem de melhor para o mundo, entre várias categorias de produtos. Nos sentimos lisonjeados por estar aqui podendo representar nossa empresa e nossa marca mundo afora.”
LOC.: Em 2024, a Alemanha foi destino de quase DEZESSEIS POR CENTO das exportações brasileiras de alimentos. Essas negociações totalizaram mais de DEZESSETE BILHÕES de dólares.
Depois de marcar presença na Alemanha, a comitiva brasileira tem como destino Lisboa, em Portugal, onde participará de um workshop sobre exportação. O evento segue até esta sexta-feira, 10 de outubro.
Reportagem, Marquezan Araújo