LOC.: Doadores de sangue passam a ter prioridade em filas no estado do Amazona. É o que prevê a Lei 14.626, de 2023, publicada no Diário Oficial da União em julho deste ano.
Apenas em 2023, cerca de 37 mil pessoas fizeram doação de sangue à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
A gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Nívia França, destaca que a lei é uma forma de mostrar como o ato de doar é importante, além de fidelizar o doador.
TEC/SONORA: gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Nívia França
“A lei de prioridade ela vem e mostra a importância que tem o ato da doação já que esse ato é um ato voluntário e altruísta, de suma importância para a manutenção de vidas. Muitas pessoas precisam de sangue para sobreviver. E então nós temos que valorizar essas pessoas que dispõe do seu tempo para vir até o hemocentro fazer a doação. E também como forma de fidelizar esse doador já que ele vem e ele vai ter que de quatro em quatro meses estar fazendo, realizando a sua doação".
LOC.: Além de filas preferenciais, doadores de sangue recorrentes com a carteirinha de doador, ao comprovarem ao menos duas doações por ano, têm direito a um check up anual com exames de sangue e consulta com médico do Hemoam; meia entrada no cinema, eventos culturais e esportivos (Lei municipal n.1546); isenção da inscrição em corridas de rua em Manaus (Lei municipal n.391).
Reportagem, Daniela Gomes