Os municípios da microrregião de Aquidauana estão com alta incidência de dengue. Até o momento, foram notificados 718 casos da doença nas quatro cidades da região. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul.
Aquidauana é a cidade da microrregião que tem a maior taxa de dengue, com 300 casos notificados da doença. A incidência é de 640 casos por 100 mil habitantes e um óbito registrado. Anastácio aparece em seguida, com 192 casos notificados, que correspondem a 782 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Miranda é a terceira cidade que mais preocupa na microrregião, com índice de 626 casos e 167 suspeitas para cada grupo de 100 mil habitantes.
Campanhas informativas realizadas pelo Governo do estado e pelos municípios alertaram a população para o risco das doenças transmitidas e para a forma correta de combater o mosquito. A partir de agora a ideia é dar assistência às cidades, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
“Estamos fazendo, por meio da secretaria, todo apoio aos municípios, que vão ter a distribuição dos inseticidas do Ministério da Saúde, dois lotes, além de também de plotar as secretarias municipais onde é necessário veículos e equipamentos para fazer o chamado fumacê. Tudo o que nós tínhamos, encaminhamos para os municípios. Agora é a hora da assistência. Tudo o que foi possível fazer em termos de prevenção nós fizemos, agora é saber manejar clinicamente todos os casos que apareçam, principalmente na questão da reposição volêmica, a chamada hidratação”, apontou.
O governo local decretou estado de alerta para a dengue em todos os municípios sul-mato-grossenses depois que 11 pessoas morreram em decorrência da dengue. Em 2020, já são 18 os óbitos confirmados e mais de 33 mil casos notificados.
De janeiro a março deste ano, o país teve 332.397 casos prováveis de dengue. A região Centro-Oeste apresentou 370,5 casos/100 mil habitantes, em seguida as regiões Sul (348,2 casos/100 mil habitantes), Sudeste (155,5 casos/100 mil habitantes), Norte (57,6 casos/100 mil habitantes) e Nordeste (34,3 casos/100 mil habitantes).
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembra que a população deve ficar atenta porque neste ano circula no país o sorotipo dois da doença, que ameaça até quem já contraiu outros tipos de dengue, no passado.
“Estamos com o sorotipo 2, que tem 18 anos que não circula no estado e muita gente não tem resistência. O clima do nosso estado é muito favorável ao Aedes aegypti. Então, a recomendação é fazer todas as ações de prevenção – mutirão e envolver a população”, alertou.
O Ministério da Saúde alerta que a população precisa continuar, de forma permanente, a combater o mosquito transmissor da dengue. A recomendação é ter atenção à limpeza dos locais que possam favorecer os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Essa é a principal forma de prevenção. Faça sua parte. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes.