LOC.: A elevada carga tributária e a falta ou alto custo de energia foram citados entre as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas indústrias no terceiro trimestre de 2021. A informação consta no Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria, a CNI. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT, a carga tributária brasileira ultrapassa os 35%.
Para o senador Flávio Arns, do Podemos, do Paraná, a melhora da elevada carga tributária passa, necessariamente, por uma reforma ampla do sistema atual. Segundo ele, a melhor alternativa é a proposta de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, de relatoria do senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão.
TEC./SONORA: senador Flávio Arns (Podemos/PR)
“Nosso atual sistema tributário é muito complexo, oneroso, altamente regressivo, pouco transparente e injusto com as pessoas de baixa renda. [A PEC] apresenta uma boa solução para reforma ampla da tributação sobre o consumo mediante a unificação dos diversos tributos, simplificação do sistema legislativo de cobrança e arrecadação e efetivação de uma maior transparência ao contribuinte”.
LOC.: Diante da pior crise hídrica em 91 anos, o custo da conta de luz disparou. Marco Antonio Rocha, pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia da Unicamp, afirma que a crise é consequência das mudanças climáticas, da falta de chuvas e do baixo investimento do Brasil em fontes alternativas de energia, como a solar e a eólica.
TEC./SONORA: Marco Antonio Rocha, pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia da Unicamp,
“Esse é um problema mais difícil de se corrigir, porque são investimentos de grande escala e longa maturação, e tudo isso demora um tempo até que a oferta chegue ali na ponta da indústria. Então, essa pressão de custo dos insumos energéticos ainda deve permanecer por um bom tempo. Pelo menos, esse deve ser o cenário ainda para o primeiro semestre de 2022”.
LOC.: Apesar dos problemas, a pequena indústria teve um terceiro trimestre positivo. Na comparação com o trimestre anterior, os indicadores de desempenho, situação financeira, confiança e perspectivas melhoraram.
Reportagem, Felipe Moura.