LOC.: A situação financeira das micro e pequenas indústrias brasileiras melhorou no terceiro trimestre, de acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria, a CNI. O indicador que mede o faturamento desses negócios cresceu 0,3 pontos na comparação com os três meses anteriores.
Segundo o senador Flávio Arns, do Podemos, do Paraná, essa melhora está associada a iniciativas que facilitaram o acesso ao crédito para esses negócios, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Pronampe.
TEC./SONORA: senador Flávio Arns, do Podemos, do Paraná
“Um dos fatores decisivos para a melhora da situação financeira das micro e pequenas empresas foi, sem dúvida, a facilitação do acesso ao crédito proporcionada pelo Pronampe. Trata-se de um programa destinado ao desenvolvimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios, que concede linha de crédito para empréstimos em condições mais vantajosas”.
LOC.: O Pronampe é um programa que oferece empréstimos a juros mais baixos e com prazos extensos para o pagamento. Marco Antonio Rocha, professor do Instituto de Economia e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Unicamp, diz que, no começo da pandemia, o governo teve dificuldades para ampliar o acesso ao crédito para os micro e pequenos negócios no volume necessário, o que resultou no fechamento de empresas. No entanto, ele afirma que o quadro melhorou.
TEC./SONORA: Marco Antonio Rocha, professor do Instituto de Economia e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia da Unicamp
“O mercado está mais aberto para quem permaneceu no ramo, existe mais espaço, as condições de crédito melhoraram e, na medida que o processo de vacinação vá avançando, você também tem a volta da normalidade econômica. Tudo isso está resultando no conjunto dessas empresas que sobraram do período da pandemia uma melhora das condições econômicas”.
LOC.: Os empresários, principalmente dos segmentos de transformação e construção, apontam que a falta e o alto custo da matéria-prima são os principais problemas que enfrentam há um ano e três meses. A elevada carga tributária e a falta e o custo alto da energia também estão entre as maiores dificuldades.
Reportagem, Felipe Moura.