Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

PPI oficializa recomendação para incluir empresas estatais no Programa Nacional de Desestatização

Eletrobras, Correios e EBC compõe o grupo de companhias que podem ser desestatizadas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Três resoluções do Ministério da Economia publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (23) recomendam a inclusão da Eletrobras, dos Correios e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão final de incluir essas estatais no programa é do presidente Jair Bolsonaro.

No caso da Eletrobras, houve, ainda, a qualificação da empresa dentro do próprio Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e, com a inclusão no PND, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciará estudos técnicos para a estruturação do processo de capitalização.

Em relação à EBC, o BNDES também vai iniciar os estudos técnicos sobre o modelo de privatização da estatal. No entanto, ainda não houve a divulgação de um cronograma. De acordo com a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Martha Seillier, a decisão sobre a empresa vai depender do resultado dos estudos.

Governo lança programa de revitalização de bacias hidrográficas

Congresso finaliza análise e Lei de Licitações depende apenas de sanção presidencial

Sobre os Correios, o conselho optou pela venda total da empresa, em vez do fatiamento, que poderá ser a venda majoritária - neste caso, o Estado continua como acionista minoritário - ou venda de 100% das ações. A questão que envolve a privatização dos Correios é discutida há anos no âmbito do governo federal e é motivo de protestos de funcionários da estatal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.