Foto: Sara Rodrigues/Agência do Rádio
Foto: Sara Rodrigues/Agência do Rádio

FESTIVAL DE GRAMADO: Bacurau e Homem Cordial trazem críticas sociais no primeiro dia da mostra

Dedé Santana e Thiago Lacerda participam de abertura do 47º Festival de Cinema de Gramado

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Festival de Cinema de Gramado, realizado desde 1973, começou nesta sexta-feira (16). Com sala lotada, o Palácio dos Festivais recebeu o filme “Bacurau”, premiado no Festival de Cannes pelo Prêmio do Júri, que abriu as exibições com críticas sociais. O longa foi seguido do curta gaúcho “A Pedra” (Iuri Gerbase), que participa da mostra competitiva, e do filme “O Homem Cordial” (Iberê Carvalho), concorrente na categoria de filmes nacionais.

O ator Thiago Lacerda (A Casa das Sete Mulheres) participa do evento como jurado de Longas Metragens Brasileiros. Na abertura, o artista disse que o cinema tem importância intelectual e política. Ele conta que recebeu uma grande responsabilidade, mas que vai “curtir cada minuto” das exibições.

“Eu recebi o convite quase como uma convocação. Me senti impelido a aceitar. Tenho a impressão de que é muito importante a gente estar e fazer questão de estar junto, tentar convergir, se encontrar, se reunir e celebrar o audiovisual, principalmente em tempos difíceis”, conta Lacerda.

Antes mesmo da abertura, o Festival de Cinema de Gramado também realizou a exibição do Educavídeo, que é o Programa Municipal Escola de Cinema. O objetivo do projeto é promover a formação cinematográfica de jovens e adolescentes das escolas públicas de Gramado. Neste ano, cerca de 70 alunos, entre 12 e 18 anos participam da mostra com oito curtas-metragens.

Escolhido como padrinho do Educavídeo, o ex-trapalhão Dedé Santana se emocionou e conta que sempre foi um sonho participar do festival, mesmo que apenas para assistir.

“É uma emoção muito grande, porque há 47 anos eu esperava ser convidado para esse festival. Eu achava que eles tinham quase que uma obrigação de me chamar, pelos 60 filmes que fiz, todos recordes de bilheteria, não só dirigi como escrevi. Mas tudo tem sua hora certa e agora estou aqui ‘que nem pinto no lixo’”, brincou Dedé.

O Festival de cinema de Gramado vai até o dia 24 de agosto. Ao todo, serão exibidos 19 longas e 36 curtas metragens. O evento vai homenagear ainda profissionais do cinema brasileiro, como Carla Camurati, Lázaro Ramos, Leonardo Sbaraglia e Maurício de Sousa, que recentemente lançou o primeiro live-action, Turma da Mônica Laços.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.